O que diz o Guia do MEC sobre a redação do Enem

Para mandar bem na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é preciso muito estudo e treino. No entanto, além de treinar bastante e de estudar os possíveis temas, o estudante deve estar atento às regras da redação e aos elementos cobrados na prova dissertativa.

Nesse sentido, o guia do Ministério da Educação (MEC) sobre a redação do Enem é um ótimo aliado dos candidatos, pois indica os elementos com os quais o participante deve se preocupar. Assim, a Cartilha do Participante que funciona como um manual da redação e aborda em detalhes as cinco competências usadas como critério de correção. 

O que diz o manual sobre a redação do Enem?

Como o guia explica, a prova de redação vale de zero a 1000 pontos. Desse modo, cada competência é avaliada em até 200 pontos. 

De acordo com o documento, em resumo, as competências exigem:

  • domínio da escrita formal da língua portuguesa;
  • interpretação e desenvolvimento do tema em texto dissertativo-argumentativo;
  • capacidade de compreensão do tema e de usar repertório sociocultural em argumentação na defesa de um ponto de vista;
  • conhecimento de mecanismos linguísticos para realizar a argumentação;
  • elaboração de uma proposta de intervenção, em consonância com os direitos humanos.

Além de explicar cada uma das competências, o guia explica diversos outros pontos da prova. Assim, explica que o título é um elemento opcional no texto, de modo que o seu conteúdo não passa por avaliação, apesar de sua linha entrar na contagem. 

No guia do MEC, os inscritos podem encontrar ainda as situações que podem levar a redação à nota zero. Algumas dessas situações são: fuga ao tema, prova assinada, parte desconectada, impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação.

Ainda segundo o manual, a avaliação da redação é feita por dois corretores. Desse modo, a nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores. 

E aí? Curtiu as nossas dicas? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui e confira cursos online.
Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas! 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.