Como escrever uma boa redação no Encceja

Assim como no Enem, no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adulto (Encceja) a prova de redação exige a escrita de um texto do tipo dissertativo-argumentativo.

Desse modo, o estudante precisar construir uma redação comentando o tema proposto de modo argumentativo. Para isso, o texto deve ser dividido entre três e quatro parágrafos e deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Por se tratar de um texto dissertativo-argumentativo, o estudante deve se colocar na redação, ou seja, além de discorrer sobre o tema, deve dar sua opinião. No entanto, essa opinião não deve ser feita através da primeira pessoa, pois o texto exige também impessoalidade. Desse modo, a escrita da redação do Encceja é em terceira pessoa.

Além disso, na redação não pode faltar a observância das normas gramaticais. Esse tipo de texto exige a norma padrão. Assim, o estudante deve evitar gírias, abreviações típicas da internet e ter muita atenção à pontuação e à acentuação das palavras.

Estrutura do texto

O mais recomendado aos estudantes para a organização textual de provas de redação como a do Encceja é escrever o texto em quatro parágrafos.

A introdução compõe o primeiro parágrafo, desse modo, nele, o participante deve demonstrar que compreendeu o tema. É na introdução que o estudante deve mencionar a  sua opinião sobre o tema pela primeira vez e dar indícios ou pistas da argumentação.

Já os dois parágrafos do meio são reservados ao desenvolvimento, que é a sua parte mais substancial do texto. Assim, no desenvolvimento, o estudante deve explicar e discorrer sobre a sua opinião quanto ao problema.

Para defender essa opinião, é fundamental apresentar duas razões para demonstrar que a opinião é coerente. Essas razões constituem, então, a argumentação do texto. É necessário lançar mão do seu repertório prévio para comprovar o que a ideia traz.

Por fim, na conclusão o estudante deve retomar tudo o que foi dito nos parágrafos anteriores de forma sucinta. Assim, a conclusão deve ter um encadeamento lógico e finalizar o texto de modo a convencer o leitor. Além disso, é na conclusão que o estudante vai apresentar também uma proposta de intervenção. Essa proposta consiste na solução para o problema. O estudante precisará pensar em uma forma de amenizar a situação.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área de educação.
Veja também Dicas de estudo: Passo a passo para criar um plano de estudos .
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.