Egito Antigo: O que estudar para o Enem

Diversas civilizações contribuíram para o desenvolvimento das sociedades e todas elas têm sua relevância histórica. Contudo, podemos destacar entre as principais a do Egito Antigo

Quando o assunto é a Antiguidade Oriental, o tema Egito Antigo poderá ser cobrado, devido sua influência na cultura do Ocidente até os dias de hoje. 

O Egito Antigo poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Egito Antigo História

O Egito Antigo vai além de uma extensão geográfica, trata-se de uma civilização abastada culturalmente. Tendo influenciado diversas sociedades, mesmo sendo que tenha existido há 3.000 a.C. 

Parte importante da Idade Antiga, o povo do Egito foi um dos pioneiros na destituição de uma unidade política, pois a região possuía diversos grupos.

Posteriormente houve uma mudança devido o início do Império Antigo, quando ocorreu uma unificação. A saber, o primeiro faraó popular foi Menés. 

Ademais, nessa época também aconteceram a construção das famosas Pirâmides de Gizé, que tornou-se uma das Sete Maravilhas do Mundo. 

Ao longo da história o Médio Império teve uma enorme expansão territorial, continuada no Império Novo. Contudo, o Egito Antigo chegou ao fim após invasões de diversos povos, inclusive por último foram os romanos.  

Características do Egito Antigo

Para melhor compreensão separamos as principais características do Egito Antigo, acompanhe!

Sociedade

A sociedade do Egito Antigo era Estamental, ou seja, hierárquica, podendo ser chamada como estratificação social. Outra característica era o caráter hereditário, isto é, não era possível mudar de patamar dentro da pirâmide hierárquica. 

Desse modo, a base da pirâmide era formada por artesãos, camponeses e escravos (Na maioria dos casos, prisioneiros de guerra). 

Na parte central da pirâmide encontravam-se os mercadores, escribas que elaboravam as leis e os militares. 

Por fim, no topo da pirâmide estavam presentes o faraó, a família real, a nobreza e o sacerdotes. 

Política e Economia

O Egito Antigo tinha como política a teocracia, isto significa um governo onde o poder político era misturado ao religioso. Por isso o Faraó era considerado praticamente um deus. 

Já a economia tinha como base o entorno do Rio Nilo, pois a agricultura dependia fortemente das águas do rio. Além disso, outros pontos que precisam de destaque, são:

  • Comércio feito através de embarcações
  • Construção de navios e barcos
  • Pesca
  • Artesanato 

Cultura

Em síntese podemos destacar os principais aspectos da cultura do Egito Antigo em:

  • Desenvolvimento da arquitetura
  • Conhecimentos em ciências exatas 
  • Valorização da arte, sobretudo escultura e pintura
  • Desenvolvimento da ciência e medicina 
  • Astrologia 
  • Desenvolvimento da escrita “hieróglifos”

Religião

A religião era uma das bases da cultura egípcia, a maioria do povo era politeísta e seguia um livro denominado Livro dos Mortos. Acreditavam na vida após a morte, por isso acontecia a mumificação dos corpos de quem morria. 

Vale destacar uma medida tomada pelo Faraó Amenófis IV que instituiu o monoteísmo no Egito, visando enfraquecer os poderes dos sacerdotes. 

No entanto, seu sucessor Tutancâmon, acabou instaurando novamente o politeísmo ao Império. 

Aspectos Geográficos

Entender os aspectos geográficos do Egito Antigo é fundamental para entender a civilização egípcia. Trata-se de uma região desértica e fica no nordeste da África. 

O Egito Antigo ficava localizado nas margens do Rio Nilo. Desse modo, acabou dividindo-se em Alto Egito e situava o vale do território. Do outro lado o Egito Baixo ficava localizado na região do delta do Nilo. 

Por fim, ao norte a região fica limitada ao Mar Mediterrâneo que separa o continente africano do europeu. A presença das águas entorno do Egito Antigo foi fundamental para que o povo conseguisse alcançar outro patamar naquele período. 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.