Como descobrir falhas na compreensão de leitura

Existem várias maneiras de avaliar as habilidades de compreensão de leitura de um aluno. Um método é usar uma avaliação formal, com a leitura de passagens seguidas de perguntas sobre a passagem.

Outro método é usar avaliações informais. Ou seja, pedir aos alunos que falem sobre o que leram ou recontem a história ou evento com suas próprias palavras. Ou então colocá-los em grupos de discussão e ouça o que eles têm a dizer sobre o livro, observando as áreas de confusão e os que não estão participando.

Sinais de que um aluno não é capaz de compreender o que está lendo

Um indicador de que um aluno está lutando para compreender a leitura é a dificuldade de ler em voz alta. Se um aluno tem dificuldade para reconhecer ou pronunciar palavras quando está lendo oralmente, é provável que ele enfrente as mesmas dificuldades ao ler silenciosamente.

O vocabulário fraco é outro indicador de má compreensão da leitura. Isso ocorre porque os estudantes que lutam com a compreensão do texto podem ter dificuldade de aprendizado e incorporar novo vocabulário.

Finalmente, a ortografia ruim e as habilidades de escrita fracas podem ser um sinal de que o aluno não é capaz de compreender o que está lendo. Dificuldades ortográficas podem indicar problemas para lembrar os sons das letras, o que significa que o estudante provavelmente também está tendo problemas para processar o texto.

Como ensinar compreensão de leitura eficaz

Pode parecer que as habilidades de compreensão de leitura se desenvolvem naturalmente, mas isso ocorre porque os alunos gradualmente começam a internalizar as técnicas. Habilidades eficazes de compreensão de leitura devem ser ensinadas, mas não é difícil de fazer.

Existem estratégias simples para melhorar a compreensão da leitura que pais e professores podem empregar. A etapa mais importante é fazer perguntas antes, durante e depois da leitura. Pergunte aos estudantes sobre o que eles acham que será a história com base no título ou na capa.

Enquanto você lê, peça aos alunos que resumam o que leram até agora ou prevejam o que acham que acontecerá a seguir. Depois de ler, peça aos estudantes que resumam a história, identifiquem a ideia principal ou destaquem os fatos ou eventos mais importantes.

Em seguida, ajude as crianças a fazer conexões entre o que leram e suas experiências. Pergunte o que eles teriam feito se estivessem na situação do personagem principal ou se tivessem tido uma experiência semelhante.

Considere a leitura de textos desafiadores em voz alta. O ideal é que os alunos tenham seu próprio exemplar do livro para que possam acompanhar. A leitura em voz alta modela boas técnicas de leitura e permite que os estudantes ouçam um novo vocabulário no contexto, sem interromper o fluxo da história.

Não deixe de ler também – O que é leitura dinâmica e como desenvolver essa habilidade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.