ENEM 2023: como desenvolver a habilidade de argumentação na redação?

redação é um dos elementos mais importantes das principais provas do país, como o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. A pontuação obtida na prova de redação irá impactar a nota final do candidato no exame.

Um dos principais elementos da redação do ENEM é a argumentação. Os candidatos devem escrever um texto com argumentos sólidos e convincentes.

Porém, nós sabemos que não é tão fácil ser capaz de realizar uma boa argumentação na redação do ENEM, especialmente quando os temas propostos são mais complexos.

Mas, fique tranquilo. Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe algumas dicas irão te ajudar a desenvolver a habilidade de argumentação na redação do ENEM. Vamos conferir!

Como funciona a redação do ENEM?

A redação do ENEM pode receber uma pontuação máxima de 1000 pontos e deve ser escrita a partir do tema proposto pelo exame.

No ENEM, a redação deve ter no mínimo sete e no máximo trinta linhas, e todos o candidatos devem seguir as orientações da proposta de redação. A prova exige que o candidato redija um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, um texto em que se discute um tema com argumentos que defendem uma determinada posição sobre o assunto. Assim, é fundamental que você seja capaz de desenvolver uma boa argumentação ao longo do seu texto.

Amplie o seu conhecimento

Uma das bases para a construção de uma argumentação sólida em uma redação é possuir um conhecimento amplo sobre assuntos diversos. Isso porque, um conhecimento amplo permite com que você crie uma tese baseada em argumentos sólidos e convincentes.

Além disso, o conhecimento amplo permite também com que você use repertórios que estejam relacionados ao tema proposto e que sejam, ao mesmo tempo, criativos.

Assim, é fundamental que você busque ampliar o seu conhecimento em diferentes áreas. Para isso, é fundamental que você crie o hábito de ler e se informar sobre diversos assuntos. Busque ler notícias, artigos, livros e outros materiais que ampliem sua compreensão sobre os temas relevantes da atualidade.

Por fim, tenha em mente também que estudar disciplinas como filosofia, sociologia, história e literatura é fundamental, uma vez que elas proporcionam a criação de visão crítica e aprofundada sobre a sociedade em geral, o que pode te ajudar na redação do ENEM.

Planeje o seu texto

Antes de começar a escrever, é fundamental que você faça um planejamento da sua redação.

Na prova do ENEM, separe um tempo para analisar o tema proposto, fazer anotações e estruturar seus argumentos de forma lógica e coerente.

Tenha em mente que essa estratégia não é uma perda de tempo: para construir uma argumentação sólida convincente, você precisa planejar os seus argumentos com calma e muita atenção.

Pratique a norma culta da língua portuguesa

Uma boa argumentação precisa estar acompanhada do domínio da norma culta da língua portuguesa.

Dessa maneira, é fundamental que você saiba utilizar corretamente a gramática, a sintaxe e a pontuação, uma vez que erros gramaticais podem comprometer a eficiência da sua argumentação ao longo da redação. 

Use repertórios

Uma boa argumentação é construída com base em argumentos consistentes e bem fundamentados.

Assim, ao apresentar suas ideias na redação do ENEM, use informações, dados, exemplos e citações que sustentem seus pontos de vista. Lembre-se de que o uso de repertórios aumenta ainda mais a eficiência da sua argumentação na redação.

Coesão e coerência

A coerência e coesão textual são fundamentais para uma argumentação eficaz. Dessa maneira, busque conectar os seus argumentos e as suas ideias principais ao longo do texto.

Além disso, tente revisar o seu texto quando ele estiver pronto para garantir que ele tenha uma progressão lógica ao longo do texto.

Não se esqueça também da importância do uso de conectivos, elementos muito importantes para a redação do ENEM, para estabelecer relações entre as partes da sua redação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.