Enem 2022: RESULTADO sai nesta QUINTA (9/02). Saiba o que fazer com sua nota

Estudantes devem se preparar para se inscrever nos programas do governo

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem 2022, foi antecipado e deve sair nesta quinta-feira (9/02). A nota da avaliação é utilizada para que os estudantes possam entrar nas universidades públicas e particulares do país. Com o resultado é possível participar de programas governamentais como o Sisu, Prouni e FIES.

O Ministro da Educação (MEC), Camilo Santana (PT), afirmou que o órgão antecipou a divulgação das notas da avaliação, que deveriam sair apenas na segunda-feira (13/02), para auxiliar os estudantes no acesso ao Sisu. Ele falou sobre o assunto durante o anúncio dos dados do Censo Escolar da Educação Básica.

A princípio, o estudante que deseja saber qual a sua nota no Enem 2022, chamado de Boletim de Desempenho, deverá entrar no site do Enem, na página de participante, fazer login, com seu CPF e senha cadastrados. Cerca de 3,3 milhões de pessoas se inscreveram na prova do ano passado.

Analogamente, o resultado para treineiros, estudantes que não cursam ou concluíram o ensino médio, mas que fizeram a prova para conhecê-la melhor e se preparar para a avaliação assim que se formar, deve sair 60 dias depois do resultado do Enem. Ou seja, no dia 10 de abril de 2023.

Confira abaixo o que o estudante pode fazer com seu resultado do Enem:

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do MEC que elege os estudantes para serem indicados a uma universidade pública. Através do sistema disponibilizado pelo órgão, o aluno pode escolher o curso de sua preferência, e alterá-lo quantas vezes quiser durante o período de inscrição.

Há vagas disponíveis para cotistas de acordo com a instituição educacional escolhida. Para participar do Sisu, o estudante deve ter feito a prova do Enem 2022, e ter um resultado maior que zero, na avaliação de redação. As inscrições podem ser feitas entre os dias 16 e 24 de fevereiro. O resultado sai no dia 28 de fevereiro.

Prouni

Em síntese, o Programa Universidade para Todos (Prouni), também relacionado ao MEC, tem como objetivo principal, oferecer aos estudantes formados no ensino médio, obter bolsas integrais ou parciais em universidades particulares. Para participar, é preciso que o aluno escolha pelo menos dois cursos.

O estudante também deve apontar se deseja se inscrever na modalidade de cotas, ou não. É preciso observar quais são as notas relacionadas ao curso escolhido, para ver se pode concorrer, de acordo com seu resultado no Enem. Ele deve ter cursado o ensino médio em escolas públicas ou em particulares, através de bolsas integrais.

Todavia, para participar do Prouni o estudante deve fazer parte de uma família, onde a renda total seja de até três salários mínimos. As inscrições vão do dia 28 de fevereiro até o dia 3 de março. O resultado sai em duas chamadas, entre os dias 7 a 16 de março e 21 a 30 de março. Pode-se utilizar as notas do Enem 2021 ou 2022.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi criado pelo Governo Federal, com o objetivo de oferecer aos estudantes, o financiamento das mensalidades em universidades privadas. Desse modo, os participantes do programa, começam a pagar logo após ter se formado no curso desejado.

O crédito dado pelo governo pode ser de 50% a 100% do valor a ser pago mensalmente. Há uma cobrança de juros relacionada, de acordo com a renda familiar do estudante. Em suma, podem participar na seleção para o Fies, alunos formados no ensino médio, que fizeram o Enem desde o ano 2010. 

Outro requisito para participar do fundo, é de que os alunos, devem ter tido como resultado o mínimo de 450 pontos, além de não terem zerado a prova de redação. Sua renda mensal familiar deve ser de até três salários mínimos. As inscrições vão do dia 7 a 10 de março. O resultado sai dia 14 de março.

Os estudantes que fizeram a prova do Enem 2022 podem pleitear uma vaga tanto em universidades públicas, quanto particulares. Através dos programas do MEC e do Governo Federal, é possível também obter descontos, bolsas e financiamentos. O resultado sai quinta-feira (9/02), portanto, fique de olho!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.