Enem 2022 registra 32,4% de abstenção no segundo dia de provas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na segunda-feira (21) o balanço geral referente à aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. De acordo com o órgão, o segundo dia de aplicação registrou 32,4% de abstenção.

Nesta edição, o primeiro dia de provas contou com a participação de cerca de 2,5 milhões de estudantes, enquanto o segundo dia registrou a presença de aproximadamente 2,3 milhões de participantes.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), 3,4 milhões de candidatos se inscreveram para realizar esta edição. Esse é o segundo menor número de inscritos no exame desde 2005. Nesse sentido, o ministro da Educação, Victor Godoy, avalia:

“De maneira geral, foi um exame de sucesso, tivemos poucos casos de reaplicação, as taxas de abstenção foram dentro da normalidade histórica. Sabemos que durante a pandemia tivemos taxa de abstenção um pouco maior, mas que já voltou”.

O balanço apresentado pelo Inep indicou ainda que 5.126 participantes foram eliminados do exame por desrespeito às regras do exame.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública também divulgou os números referentes ao segundo dia de provas. De acordo com os dados, houve quatro prisões e 53 ocorrências policiais em todo o país. A maioria das ocorrências foi por perturbação de sossego público perto dos locais de aplicação das provas.

Enem 2022

O Inep aplicou as provas do Enem 2022 nos dois últimos domingos, dias 13 e 20 de novembro. No primeiro dia, foram aplicadas as provas de linguagens e códigos, de redação, e de ciências humanas. O tema da prova de redação foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. No segundo dia, as provas aplicadas foram as de matemática e de ciências da natureza.

De acordo com o Inep, os gabaritos das provas objetivas serão divulgados amanhã, dia 23 de novembro. Já a divulgação do resultado do exame está prevista para 13 de fevereiro de 2023.

Acesse o site do Inep para mais informações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Inep divulga locais de prova da 2ª etapa do Revalida 2022/2; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.