Veja quem pode pedir a reaplicação do Enem

Confira se você se enquadra e saiba o que fazer

Hoje separamos algumas informações importantes para que você veja quem pode pedir a reaplicação do Enem. A primeira etapa das provas aconteceu no último dia 13, domingo, mas muitas pessoas acabaram perdendo o prazo e não puderam fazer o exame.

Veja quem pode pedir a reaplicação do Enem -- Reprodução Canva
Veja quem pode pedir a reaplicação do Enem — Reprodução Canva

Contudo, para quem passou por essa solicitação, o tempo de espera pode ser um pouco maior, por conta do prazo para análise dos pedidos por parte do INEP.

Veja a seguir mais informações a respeito do tema, para saber se você já pode pedir a reaplicação da prova.

Quer ficar por dentro de tudo? Então não deixe de ler até o final para saber mais!

Reaplicação do Enem, saiba mais

Os candidatos que não puderam realizar a primeira, ou as duas etapas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, tem um recurso para tentar realizar a prova e quem sabe conquistar a tão sonhada vaga em uma universidade pública ou privada.

A reaplicação do Enem é um meio dos alunos que se enquadram nessa situação receberem uma nova chance. Assim, os pedidos são recebidos e avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP.

Cada solicitação é analisada de forma individual e sujeita a aprovação.

O participante pode pedir a reaplicação, desde que se enquadre nas regras impostas pelo instituto e cumpra todas as etapas do pedido.

Caso tudo esteja de acordo, o instituto envia uma resposta para o aluno com o resultado do pedido e com instruções para a reaplicação das provas.

Todos os alunos têm direito a reaplicação do Enem?

A reaplicação de uma ou de ambas as provas do Enem pode ser solicitada por qualquer aluno, desde que fique comprovado que ele foi afetado por uma das seguintes situações:

  • Problemas para chegar ao local da prova por conta de desastres naturais que afetem a estrutura do local de aplicação das provas;
  • Falta de energia elétrica que comprometa a realização das provas;
  • Falha no dispositivo eletrônico que é fornecido ao aluno que precisa de leitor de tela;
  • Erro no procedimento de aplicação que tenha acarretado prejuízos comprovados ao participante;
  • Doenças infectocontagiosas como tuberculose, poliomielite, rubéola, COVID-19, entre outras.

No caso desta última, o recomendado é que o aluno que tenha ficado doente na semana da prova permaneça em casa e não vá até o local da aplicação.

Quando solicitar a reaplicação do Enem?

Agora que já sabemos quem pode pedir a reaplicação do Enem, vejamos qual o momento certo para enviar sua solicitação.

Segundo o INEP, a solicitação de reaplicação, seja de uma ou das duas provas do Exame Nacional do Ensino Médio, deve ser feita em no máximo 5 dias úteis após o último dia de provas, que será no próximo domingo, dia 20 de novembro.

Como e onde fazer o pedido de reaplicação do Enem?

Quando passar a segunda etapa das provas, no próximo domingo, e você por alguma razão acabar perdendo a aplicação por conta de uma das situações descritas anteriormente, já pode enviar seu pedido de reaplicação para o INEP.

Esse processo deve ser feito através da internet, na Página do Participante, disponibilizada para todos que se inscreveram no exame.

E atenção se você faz parte da categoria que não pode fazer as provas por conta de doenças infectocontagiosas. Isso porque, também será necessário anexar uma foto legível de um documento que comprove seu estado de saúde na data da aplicação.

Para que o documento seja aceito e considerado válido, é preciso estar atento. Precisa conter o nome completo do aluno, diagnóstico detalhado com a descrição da doença que motivou o pedido ou código correspondente da Classificação Internacional de Doença, a CID 10.

Além disso, a assinatura e identificação legível do médico responsável, bem como o número do CRM ou do Ministério da Saúde, o RMS. Depois de preencher todos os campos obrigatórios, basta enviar o pedido e aguardar a análise e a resposta do INEP.

Por fim, se você se enquadra em uma das situações descritas, acesse a página do participante e faça seu pedido de reaplicação do Enem. Agora que você já sabe como proceder, fique de olho e se prepare para fazer sua solicitação, caso realmente não consiga realizar este exame tão importante.

Assim, não perca a chance de entrar para uma universidade e garantir um futuro profissional brilhante para você! Esperamos que o post de hoje possa ter auxiliado e sanado essa dúvida que tem sido muito comum entre os interessados em prestar ENEM.

Boa sorte e acredite em você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.