Enem 2021 aborda “invisibilidade e registro civil” como tema da redação

Neste domingo, dia 21 de novembro, o Inep iniciou a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os estudantes responderam a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, e fizeram a prova discursiva de redação.

De acordo com postagem feita pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, em suas redes sociais, o tema proposto para a escrita da redação foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”

Neste ano, o Inep definiu a aplicação das provas impressas e do Enem Digital para a mesma data. Portanto, o tema da redação foi o mesmo para as duas versões do exame. Em ambas as modalidades o texto deve ser escrito a mão.

No próximo domingo, dia 28 de novembro, o Inep irá aplicar as provas de de matemática e ciências da natureza.

O que exige a prova de redação?

A prova de redação é a única prova discursiva do Enem. Nela, os estudantes devem escrever um texto de no máximo 30 linhas do tipo dissertativo-argumentativo. Além de discorrer sobre o tema proposto de maneira pertinente e com respeito aos direitos humanos, os participantes devem mobilizar conhecimentos da norma-padrão da Língua Portuguesa.

O Enem exige ainda que os candidatos apresentem uma proposta de intervenção, já que o tema sempre mobiliza uma questão problemática atual ligada à realidade do Brasil.

A prova de redação tem um peso grande na nota dos estudantes, a pontuação máxima é de 1000 pontos. Além disso, diversos programas estudantis e universidades exigem uma nota mínima na redação para que o candidato concorra a uma vaga na instituição de ensino superior. 

Um dos pré-requisitos para a inscrição no SiSU e no Prouni, por exemplo, é não ter tirado zero na prova de redação do Enem.

Confira mais detalhes sobre o exame no edital.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também TCU abre investigação para apurar as denúncias de interferências no Inep.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.