Enem 2021: 2º dia de provas registra 30% de abstenção e poucas ocorrências policiais

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, domingo (28), registrou a abstenção de 30% dos inscritos. O número de faltosos é um pouco maior ao registrado no primeiro dia de aplicação, dia 21 de novembro, no qual houve 75% de comparecimento.

Além disso, o balanço das ações policiais indica um número baixo de ocorrências durante a realização do Enem e nenhuma delas foi grave. Ao todo, foram cumpridos 31 mandados de prisão nos locais de prova. No segundo dia de aplicação, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) registrou apenas duas tentativas de uso de ponto eletrônico, quatro mandados de prisão, sete prisões, além de 72 casos de perturbação do sossego público.

Os índices foram informados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa feita em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o MJSP nesta segunda-feira (29).

Além de fazer um balanço sobre o exame, o MEC e o Inep informaram o cronograma de divulgação dos resultados. De acordo com Milton Ribeiro, ministro da Educação, a sociedade brasileira saiu ganhando com a realização do Enem 2021:

“Saiu ganhando porque, como era o previsto, e nós havíamos dito, a questão do Enem haveria de ter toda seriedade, toda transparência e toda a competência, que é própria dos servidores do MEC, dos Correios e da Policia Federal”, afirmou.

Reaplicação e resultados

Na ocasião, Danilo Dupas, presidente do Inep, confirmou a data de divulgação dos gabaritos das provas do Enem para o dia 1º de dezembro. Ele informou ainda que a divulgação dos resultados, com as notas dos participantes, está prevista para o dia 11 de fevereiro de 2022.

Além disso, Dupas lembrou que o prazo para pedidos de reaplicação das provas já está aberto. Têm direito a pedir a reaplicação os candidatos que não puderam fazer o exame devido a problemas logísticos ou por apresentarem sintomas de doenças infectocontagiosas previstas no edital. Os pedidos devem ser feitos até a próxima sexta-feira, 3 de dezembro.

E aí ? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Enem 2021: Inep abre período para solicitar reaplicação das provas hoje (29).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.