Enem 2020: Dicas para mandar bem na prova de espanhol

Na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) há a cobrança de uma língua estrangeira, espanhol ou inglês, que é escolhida pelo participante no momento da inscrição.

A escolha da língua estrangeira deve ser muito bem pensada e deve priorizar a língua a qual o participante está mais familiarizado a ler e ouvir ou a estudar. Contudo, muitos estudantes acabam escolhendo o espanhol pela simplesmente pela similaridade da língua com o português, o que nem sempre é ser favorável, especialmente se o estudante não se preparar adequadamente para a avaliação.

Nesse sentido, apresentamos aqui algumas dicas para você, que escolheu espanhol como língua estrangeira no Enem, gabaritar na prova. Confira!

1. Leia o edital do Enem

Em decorrência do Enem ocorrer todos os anos, os seus participantes buscam diversas formas de se preparar e recebem as informações sobre o exame de todos os lados.

Isso colabora para que muitos participantes ignorem a leitura do edital, mas o primeiro passo para mandar bem não só nas questões de espanhol, mas em todo o exame, é ler o conteúdo previsto no edital e estudá-los.

2. Desenvolva conhecimento de vocabulário e atualidades

O Enem é muito ligado em atualidades, então, é possível que temas da atualidade apareçam na sua prova de língua estrangeira.

Além disso, recomendamos além da busca sobre os temas da atualidade, o estudo no sentido que adquirir o vocabulário da língua. O conhecimento vocabular é a exigência básica para a leitura dos textos que serão apresentados.

3. Invista na leitura de textos

Geralmente as questões de espanhol são centradas na avaliação da capacidade de ler e interpretar textos na língua. Assim sendo, os textos para interpretação podem ser variados, dos mais curtos, como quadrinhos (Mafalda, por exemplo) ou um comercial, aos mais longos, como trechos de três parágrafos de alguma obra literária de língua espanhola.

Nesse sentido, recomendamos que você invista na leitura dos mais variados gêneros textuais em espanhol. Visitar sites de notícias em espanhol, seguir falantes de espanhol nas redes sociais, ouvir músicas em espanhol, por exemplo, pode ajudar bastante no treino da interpretação de textos.

4. Não se atenha a palavras isoladamente

Um erro geralmente cometido por estudantes que escolhem espanhol no Enem é o de se apegar a falsos cognatos, palavas que tem a mesma forma ou forma semelhante no português, mas com outro significado.

Por esse motivo recomendamos uma leitura contextualizada. Não é proveitoso isolar a palavra do contexto para identificar o seu significado e isso pode induzir o participante a errar a resposta.

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário.
Dicas de aplicativos para treinar língua estrangeira.
Veja também Vestibular: Conheça a obra A Teus Pés, de Ana Cristina Cesar.

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/saiba-quais-sao-as-principais-obras-literarias-cobradas-no-vestibular-2021/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.