Saiba quais são as principais obras literárias cobradas no vestibular 2021

Todos os anos as universidades que adotam o vestibular apresentam listas de obras literárias que provavelmente serão cobradas nos seus respectivos processos seletivos. O objetivo é de avaliar o conhecimento dos participantes a respeito de obras de extrema importância para a literatura brasileira.

Em muitos vestibulares são inclusas obras de outras nacionalidades, mas o cânone brasileiro é o comumente mais exigido dos estudantes.

Mesmo no Enem, que não exige uma obra em específico, a literatura se faz presente com trechos da prosa ou poemas completos das obras que serão mencionadas aqui.

Nesse sentido, apresentamos uma lista que consiste em um compilado das principais obras literárias cobradas pelos vestibulares de instituições brasileiras de ensino superior. 

10 principais obras literárias para o vestibular 2021

1. Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

Esse livro de Machado de Assis está na lista de obras literárias mais cobradas, além dos livros Quincas Borba e Esaú e Jacó.

2. A legião estrangeira – Clarice Lispector

Clarice Lispector é o nome feminino da literatura brasileira cujas obras são mais recorrentes em vestibular, além da nossa dica, há também o livro Laços de Família.

3. Antologia poética – Carlos Drummond de Andrade 

No mesmo sentido, Drummond figura entre os poetas mais requisitados nas avaliações. Além da antologia, são cobrados também A rosa do povo e Claro enigma.

4. Quarto de Despejo – Carolina Maria de Jesus

Após anos de esquecimento, a obra de Carolina Maria passou a figurar entre os principais vestibulares nacionais como, por exemplo, o vestibular da Unicamp.

Veja Vestibular: Conheça a obra Quarto de Despejo.

5. Toda Poesia – Paulo Leminski

Entre as obras poéticas, figura também o livro Toda Poesia, livro póstumo de Paulo Leminski que reúne toda a obra do autor.

6. Vidas Secas – Graciliano Ramos

Os livros do escritor Graciliano Ramos são considerados cânones da literatura brasileira, desse modo, são cobradas ano após ano. Nesse sentido, além de Vidas Secas, são cobradas também as obras Angústia São Bernardo.

7. Úrsula – Maria Firmina dos Reis

O reconhecimento da obra de Maria Firmina dos Reis se consolidou principalmente pelo seu romance intitulado Úrsula, que é também considerado o primeiro romance escrito por uma mulher negra no Brasil.

8. As meninas – Lygia Fagundes Telles

Lygia Telles é uma das autoras mulheres mais presentes em provas de vestibular, nesse sentido, sua obra As meninas faz parte de listas como a da Acafe e da UFRGS.

9. Contos novos – Mário de Andrade 

As obras literárias de Mário de Andrade também se fazem sempre presentes nos vestibulares, desse modo, cabe conhecer o conjunto de obras do autor. Porém, recomendamos principalmente a obra Contos novos, cobrado, por exemplo, pela UELe pela UEM.

10. Lucíola – José de Alencar

Essa obra será exigida, por exemplo, aos estudantes que prestarão vestibular para a Unicentro. José de Alencar é um dos autores mais respeitados da literatura brasileira, além de suas obras representarem bem a fase realista.

Ressaltamos que a lista foi pensada considerando os maiores vestibulares do Brasil como, por exemplo, o da USP (Fuvest) e o da Unicamp. Nesse sentido, recomendamos que o estudante busque a lista completa de obras literárias exigidas pela universidade para a qual pretende prestar o vestibular de 2021.

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário.
Veja também Vestibular: Conheça a obra A Teus Pés, de Ana Cristina Cesar.

https://noticiasconcursos.com.br/educacao/vestibular-conheca-a-obra-romanceiro-da-inconfidencia-de-cecilia-meireles/

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.