Encceja PPL 2020: confira período de inscrição e outras datas

O prazo para a adesão para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2020 terminou o ontem, dia 4 de junho. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC responsável pelo exame, as inscrições deverão ser feitas neste mês de junho.

Conforme o edital do Encceja PPL 2020, o período de inscrição vai do dia 7 até o dia 18 de junho. As inscrições devem ser realizadas pelo responsável pedagógico, por meio do site do Encceja

Os responsáveis pedagógicos podem ainda solicitar o atendimento especializado e o tratamento pelo nome social no mesmo período das inscrições, entre 7 e 18 de junho. O Inep deve divulgar o resultado das solicitações no dia 25 do mesmo mês. Já o resultado final, após a análise dos recursos, está previsto para o dia 15 de julho.

Podem se inscrever no exame todos os que não concluíram os estudos na idade apropriada. De acordo com o MEC, para obter o certificado do ensino fundamental é preciso ter 15 anos completos na data da avaliação. Para a certificação do ensino médio, a idade exigida é de 18 anos completos.

Datas das provas do Encceja PPL 2020

Ainda de acordo com o edital, a aplicação das provas será feita em 13 de outubro para aqueles que desejam obter certificado do ensino fundamental. Já as provas para certificação do ensino médio estão previstas para o dia 14 de outubro. 

O Inep garante que as provas do Encceja PPL têm o mesmo nível de dificuldade do exame regular, para o público geral. Segundo a autarquia, a diferença está na aplicação pois as provas são aplicadas dentro das unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.

Confira o edital do Encceja PPL 2020 na íntegra.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Enem Digital 2021 contará com a oferta de mais de 100 mil vagas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.