Empréstimo Consignado: quanto um aposentado pode pegar de crédito? Veja todas as regras para solicitação

O empréstimo consignado tem se tornado uma opção cada vez mais popular entre os aposentados que buscam uma solução financeira segura e acessível.

Com taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento flexíveis, é uma alternativa atrativa para quem precisa de crédito sem comprometer demais o orçamento.

Neste artigo, vamos explorar as regras, os limites de crédito e as melhores práticas para solicitar um empréstimo consignado.

Como funciona o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito onde as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS do aposentado.

Isso significa que, antes mesmo de receber sua aposentadoria, o valor da parcela já é retido, o que reduz o risco de inadimplência.

Como resultado dessa segurança, os agentes financeiros conseguem oferecer a melhor taxa de juros do mercado para o empréstimo consignado. Assim, esta se torna a melhor opção de empréstimo para aposentados e pensionistas.

Quanto um aposentado pode pegar de crédito?

A quantia que um aposentado pode tomar de empréstimo consignado depende de vários fatores, incluindo a renda mensal e a margem consignável.

A margem consignável é o limite máximo que pode ser comprometido do benefício para o pagamento de empréstimos e cartões de crédito consignado.

Atualmente, essa margem é de 35% do valor do benefício, sendo 30% destinados para empréstimos e 5% para o uso com cartão de crédito consignado.

Nesse sentido, este é o limite máximo que um aposentado pode pegar de empréstimo consignado. Assim, quanto maior for o seu salário, maior será o valor disponível.

Idade máxima

Além da regra de margem consignável, também existe a exigência com relação à idade do solicitante.

De acordo com dados da Serasapessoas com até 79 anos e 11 meses podem pegar até R$ 80 mil emprestado. No entanto, quem tiver 80 anos ou mais pode solicitar apenas R$ 30 mil através do empréstimo consignado.

Ademais, as empresas credoras também contam com as suas próprias regras internas para liberação de crédito. Assim, para ter informações completas sobre o empréstimo é necessário entrar em contato com a sua instituição financeira.

Como solicitar um empréstimo consignado?

Como solicitar um empréstimo consignado? 
Como solicitar um empréstimo consignado? Imagem: Canva

Em primeiro lugar, para solicitar o empréstimo consignado, você deve se enquadrar nos requisitos para a obtenção dessa modalidade de crédito. Sendo assim, deve ser aposentado ou pensionista do INSS e ter salário fixo mensal.

Depois, você precisa procurar por um banco ou instituição financeira que irá ofertar o serviço de empréstimo. Existem diversas financeiras atualmente no mercado, com diferentes condições e você pode pesquisar a que melhor se adequar às suas necessidades.

Ao entrar em contato com a instituição, será necessário realizar uma simulação. Assim, você irá informar quanto deseja tomar emprestado e o banco irá analisar a sua margem de crédito. Isso significa que ele irá analisar todas as suas informações para saber quanto poderá emprestar.

A simulação conta com todas as informações do contrato, como valor liberado, quantidade e valor das parcelas. Assim, você poderá analisar antes de aprovar. Se concordar, basta assinar o contrato e o valor será liberado na sua conta bancária.

Melhores práticas antes de solicitar um empréstimo consignado

Antes de solicitar um empréstimo consignado, é fundamental se atentar para alguns pontos importantes. Dessa maneira, confira algumas práticas antes de fazer o pedido do crédito:

  • Comparação de Taxas: Pesquisar e comparar as taxas de juros oferecidas por diferentes bancos e instituições financeiras;
  • Documentação: Providenciar toda a documentação necessária, como identidade, CPF, comprovante de residência e extrato do benefício;
  • Contrato: Ler atentamente o contrato e todas as cláusulas antes de assinar, para evitar surpresas no futuro;
  • Planejamento Financeiro: Faça um planejamento financeiro para garantir que o empréstimo não vai comprometer sua qualidade de vida;
  • Finalidade do Crédito: Tenha clareza sobre a finalidade do crédito para evitar endividamento desnecessário;
  • Prazo de Pagamento: Opte por um prazo de pagamento que não pese no orçamento mensal, lembrando que prazos maiores implicam mais juros pagos ao longo do tempo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.