EMPRÉSTIMO COM GARANTIA DE TERRENO: entenda como é a modalidade de crédito

Conheça os detalhes e saiba onde solicitar

Tem um terreno e quer contratar crédito para construir ou tirar outros planos do papel? Saiba que o empréstimo com garantia de terreno pode ser uma ótima opção para conseguir juros mais baixos e condições de pagamento mais atrativas.

Nesta matéria, que o Notícias Concursos preparou para esta sexta-feira (16) você conhecerá todos os detalhes do empréstimo com garantia de terreno. Além disso, saberá quais bancos oferecem esse tipo de crédito e como contratar.

Empréstimo com garantia de terreno: como funciona?

Essa é uma categoria de empréstimo em que você oferece um imóvel como garantia de pagamento das parcelas. Em troca, o banco oferece taxas de juros mais acessíveis, valores maiores e condições de pagamento mais atrativas.

Neste caso, por exemplo, o valor do empréstimo varia de acordo com o valor do imóvel oferecido como garantia da operação. Este tipo de empréstimo aceita casas, apartamentos e até terrenos. Neste artigo vamos falar especificamente dos terrenos.

Para solicitar um empréstimo deste tipo, você precisa ter uma propriedade em seu nome. Este bem entrará como garantia da operação e a propriedade passa para a instituição financeira, mas o direito de uso segue sendo seu, ou seja, o terreno fica alienado ao banco.

Você poderá utilizar o terreno normalmente, inclusive alugá-lo. No entanto, não é possível vendê-lo antes de terminar de pagar o empréstimo.

O que acontece se eu não pagar as parcelas?

A garantia de terreno é exatamente a forma que o banco terá de garantir que as parcelas serão pagas pelo contratante. Caso haja inadimplência, além de ter o CPF negativado, o cliente poderá perder o terreno para o banco, que o colocará para leilão.

Vale ressaltar que todas essas condições ficam estabelecidas em um contrato de alienação fiduciária. Após o leilão, o banco usará o dinheiro da venda para quitar o saldo devedor do empréstimo. Vale ressaltar que todas essas condições ficam estabelecidas em um contrato de alienação fiduciária.Por isso, apesar de ser uma das linhas de crédito mais vantajosas do mercado, o empréstimo deve ser pago sempre em dia para evitar a perda do bem.

Diferença do empréstimo com garantia de terreno para outras linhas de crédito

O empréstimo com garantia de terreno possui várias diferenças em relação a outras linhas de crédito disponíveis no mercado. Confira abaixo:

  • Exige garantia de propriedade em nome do contratante;
  • O valor disponibilizado é maior, já que é calculado com base no valor do terreno;
  • O parcelamento é mais flexível, em alguns bancos pode ser feito em até 240 vezes;
  • Aprova negativados;
  • Contratação mais burocrática, pois exige apresentação dos documentos da propriedade e também dos documentos pessoais.

Quais bancos oferecem empréstimo com garantia de terreno?

Bradesco

O Bradesco oferece empréstimo de até 60% do valor do imóvel e prazo de 15 anos para pagar ao colocar seu imóvel quitado como garantia. Além desta opção, o banco também conta com o financiamento de lotes urbanos, em que é possível financiar até 70% do valor do terreno que você deseja adquirir, com pagamento em até dez anos.

EMPRÉSTIMO COM GARANTIA DE TERRENO: entenda como é a modalidade de crédito
EMPRÉSTIMO COM GARANTIA DE TERRENO: entenda como é a modalidade de crédito – Freepik

Banco do Brasil

O Banco do Brasil oferece empréstimo com garantia de imóvel, incluindo terrenos, comerciais ou residenciais. É possível solicitar crédito de até 55% do valor do seu imóvel residencial e até 30% do imóvel comercial. Confira as principais características:

  • Empréstimo entre R$ 35 mil e R$ 3 milhões;
  • Pagamento em até 238 parcelas;
  • Até dois meses de carência para pagamento da primeira parcela;
  • Prestações fixas;
  • Imóvel residencial ou comercial;
  • Financiamento de IOF e tarifas.

Caixa Econômica Federal

Por meio do programa Crédito Real Fácil, a Caixa oferece empréstimo com garantia de terreno, imóvel rural e urbano, com prazo de pagamento de até 240 meses. Para solicitar o empréstimo é preciso ir até uma agência da Caixa ou falar com um correspondente bancário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.