Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Home Office: 10 coisas que você não sabia sobre este modo de trabalho

A pandemia mundial de coronavírus fez com que muitas empresas tivessem que adotar o trabalho remoto

Home Office é o assunto do momento. Apesar de já não ser uma novidade no Brasil, muita gente anda não conhece sobre este modelo de trabalho.

A pandemia mundial de coronavírus fez com que muitas empresas tivessem que adotar o trabalho remoto para não parar as atividades.

O mesmo valeu para micro empresários e trabalhadores autônomos. Por não poderem trabalhar fora de casa, eles recorreram à alternativa para continuar com os seus negócios.

Apesar da situação atípica, trabalhar em casa ainda é o sonho de muitas pessoas. Entretanto, existem vários fatores, não tão prazerosos, que fazem parte desta realidade.

O home office não é um modelo fácil, pois exige muita organização, disciplina e foco. E a visão glamourosa não é tão verdadeira assim.

Se você já trabalha em home office, se identificará com pelo menos alguns dos itens abaixo. Mas se você está planejando seguir para este modelo, conheça o outro lado da moeda antes de decidir entrar de cabeça neste mundo.

Veja 10 coisas que você não sabia sobre o home office:

1 – Não é um mar de rosas

Como adiantei, trabalhar em home office não é fácil. Claro que estabelecer seu horário, poder dormir até mais tarde e decidir a hora de trabalhar é muito positivo.

Mas se não tiver disciplina para entregar o trabalho dentro do prazo, o sonho pode se tornar um pesadelo, sem escapar do clichê.

2 – O trabalho triplica

É um engano pensar que só porque está em casa, seu trabalho será. Na verdade, ele vai triplicar mesmo.

Pois se você não tem um horário estabelecido, é capaz de passar horas sentado diante do computador e não perceber as horas passarem.

Por isso, estabeleça uma rotina de horários para também ter momentos de lazer.

3 – Suas refeições não serão mais as mesmas

O iFood pode ser o seu melhor amigo e você comerá mais do que o normal. Ou até mesmo vai se esquecer de comer.

Acesse Agora as Principais Notícias no Brasil e fique atualizado

Por isso, é importante montar um cronograma para suas refeições. Uma dica é fazer um cardápio semanal e congelar os alimentos, como o feijão, carnes e frango. Assim, irá facilitar o preparo no dia a dia.

4 – É um trabalho solitário

Mesmo que você more com outras pessoas, o trabalho home office é muito diferente de quando você está em uma empresa, com outras pessoas.

E se você mora sozinho, o silêncio da casa pode até se tornar um incômodo.

5 – Lar doce lar… ou nem tanto

Pode haver momentos em que você se irritará com a sua própria casa. E somado ao momento em que isso é uma obrigação, querer sair se torna seu maior desejo.

6 – Agenda desorganizada

Com tanto tempo livre, você pode sentir falta dele. É isso mesmo. Pois trabalhando em casa, o risco de procrastinar é grande; E não será estranho você se pegar fechando tarefas importantes às 22h de um domingo.

Então, cuidar da sua agenda de compromissos é fundamental para evitar esses deslizes.

7 – Trabalhar no sofá ou na cama? Nem pensar!

Na imaginação popular, trabalhar em casa significa poder se jogar no sofá e ligar o notebook para cumprir as tarefas. Ou nem levantar da cama. Mas essa ideia não vai passar de alguns minutos.

Pois suas costas vão doer, seu pescoço também e logo você iá procurar uma cadeira e mesa para se sentir mais confortável.

8 – Distrações

Netflix, redes sociais, Whatsapp… muitas são suas distrações. E você tem a liberdade de não lidar com uma pessoa supervisionando sua rotina. Logo, essas maravilhas da tecnologia se tornam um perigo para a sua produtividade.

Não digo que você deve abdicar do que gosta de fazer. Mas estabeleça horários para evitar as distrações e assim você cumprir seu trabalho tranquilamente.

9 – Trabalho e rotina doméstica acabam se misturando

No home office é comum você se levantar para tomar água, ver uma louça suja e começar a lavar. Depois pega a vassoura e limpa a casa, começa a lavar roupa ou limpa o banheiro. Mas percebe que a tarefa no computador ficou com o prazo apertado.

Para evitar isso, separe um período no dia para se dedicar às tarefas mais leves e um ou dois dias para os afazeres mais pesados.

Assim você consegue manter sua produtividade no trabalho remoto e evita que sua casa vire um depósito de lixo.

10 – Você economiza bastante

Após tantos pontos negativos, que tal um positivo para fechar a lista? E com economia fica melhor ainda, certo?

Pois essa é uma realidade no home office. Com menos gastos com transporte, almoço fora de casa ou lanches após o expediente, pode sobrar uma boa grana no fim do mês.

Como podemos ver, o home office pode não ser uma realidade para todo mundo. Mas isso não é um problema. Pois acostumar com essa realidade leva tempo e dedicação. E cabe a você decidir de vale a pena ficar nesta vida.

Gostou do conteúdo sobre o home office? Compartilhe e deixe o seu comentário!

Leia Também:

6 Comentários
  1. Jose Roberto Diz

    O site de vocês é otimo. Gostei. São excelentes

  2. Jaqueline Silveira Diz

    Parabens . Gostei muito da empresa e do profissionalismo de vocês. Deixo aqui meu elogio

  3. NIlce Diz

    Jéssica, obrigada pelas dicas. Vou iniciar na próxima semana. Valeu!!!

  4. Joel Diz

    Não dá pra comparar o home office adotado de qualquer jeito na pandemia com o home office planejado. Só o fato de tirar o deslocamento, vc terá muito mais qualidade de vida. Distrações até no escritório existem. Esquecer de comer e comer mal também pode acontecer no escritório.

  5. Alves Diz

    Jéssica, voce mostrou uma visão negativista e não real de trabalho remoto. É melhor pesquisar, entrevistar pessoas que trabalham assim a um tempo, não se basear de comentário de pessoas que iniciaram o trabalho remoto na pandemia.
    Na empresa onde trabalho a mais de 2 anos neste modelo temos relatos de pessoas que entram e falam, a comunicao e melhor que trabalho presencial, não há sentimento de solidão como voce escreveu. Geralmente trabalhamos em equipes, que sempre estão interagindo virtualmente. Abraço.

    1. Elton Castro Diz

      Muito bom Jéssica!
      Obrigado por compartilhar.
      Concordo que é uma visão um tanto quanto negativa, aliás toda a mídia atual tornou-se no que podemos chamar de porta voz da desgraça, do fracasso, da derrota. Parece que o prazer está em propagar notícias ruins ainda que sejam notícias boas. Mas há exceções e sua matéria é uma delas. Considero importante termos nossa visão ampliada, afinal de contas temos o livre árbitro de decidir o que reter e o que descartar daquilo que lemos, vemos e ouvimos. As vezes só ler e ouvir o que queremos não é edificante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?