Emprego: dicas para começar a carreira como tradutor - Notícias Concursos

Emprego: dicas para começar a carreira como tradutor

Garanta uma boa renda e ótimas oportunidades de trabalho

A tradução é uma área de atuação cada vez mais almejada por diversos profissionais, que são atraídos pela possibilidade de uma boa rentabilidade, liberdade, carreira, e desenvolvimento pessoal. Além disso, o trabalho como freelancer possibilita ao tradutor operar de qualquer lugar do mundo.

O requisito fundamental é ser fluente na língua que deseja prestar o serviço. Existem oportunidades para pessoas que falam inglês, espanhol, italiano, chinês, etc. Enfim, é um mercado amplo e muito requisitado nos dias atuais, visto que a demanda é crescente e regular, com a possibilidade de receber em moedas internacionais.

Pessoas formadas em letras ou que moraram no exterior são as mais indicadas para a profissão. É preciso ser fluente na língua para conseguir apresentar um bom trabalho de tradução. Ademais, ser tradutor garante ao profissional se aproximar de outras culturas, conhecer o mundo, e ser bem pago pelo serviço.

Se você já sabe falar uma língua, pode dar um passo inicial para ingressar nesta profissão. O mercado atual apresenta o cenário ideal para o tradutor. Todavia, é um trabalho bastante requisitado. Entretanto, deve-se observar que o início de carreira não é fácil. Para ajudá-lo apresentamos algumas dicas para capacitá-lo a exercer a profissão:

1 – Escolha o idioma

Na maioria das vezes você já possui uma segunda língua, mas há pessoas que sabem falar vários idiomas. É interessante escolher o que você tem mais facilidade, de forma a se tornar proficiente na língua. Aliás, procure se conhecer melhor e ter uma noção da qualidade de seu trabalho. Se achar que pode melhorar, estude!

2 – Adquira certificados da língua estrangeira

Possuir um certificado que comprove a sua eficiência na língua não é obrigatório, mas pode ajudá-lo a abrir várias portas no mercado de tradução. É uma boa maneira de se destacar dos concorrentes. Em suma, alguns cursos de idiomas e específicos de tradução oferecem certificados de conclusão. Aproveite!

3 – Treine sempre que puder

Para se tornar proficiente em uma língua, é preciso treinar ela todos os dias. Vale a pena assistir a filmes no idioma, ler livros, procurar por sites internacionais, conversar com amigos, etc. Em síntese, o indicado é que você passe algumas horas do dia imerso na língua estrangeira.

4 – Crie um portfólio para atrair clientes

Ter um bom portfólio pode auxiliar o profissional a conseguir inúmeros trabalhos. Ele pode ser utilizado como prova de que você está apto a realizar o serviço. Do mesmo modo, é uma estratégia eficaz, que mostra sua qualificação. Você pode escrever diversos artigos na língua escolhida sobre os assuntos que deseja trabalhar.

5 – Tenha um currículo de qualidade

Um currículo qualificado pode ser a porta de entrada para atuar em uma empresa de traduções, ou mesmo um trabalho terceirizado. Fique de olho para que o documento não tenha erros de digitação e um formato adequado. Esta será a sua primeira apresentação para a organização que deseja trabalhar. Valorize-a.

6 – Procure conhecer profissionais da área

A princípio, fazer um bom networking pode ajudar a encontrar muitos trabalhos de tradução. Com uma rede de contatos fortalecida é possível trocar experiências, conhecer novos mercados, e conquistar trabalhos de tradução. As redes sociais como o Linkedin e o Facebook são ótimos lugares para se encontrar por profissionais da área.

7 – Mostre seu trabalho

Apareça para o mercado. Dessa maneira, você pode colocar em seu perfil nas redes sociais que trabalha com tradução. Ou ainda, fazer uma página na internet apresentando seu trabalho. Vale ressaltar que é preciso ter cuidado ao colocar textos de empresas que preferem que a tradução não seja divulgada.

8 – Procure por oportunidades na internet

A rede mundial de computadores possui milhares, senão milhões de oportunidades para o trabalho de tradutor. Você pode pesquisar nos sites de buscas as vagas relacionadas a sua língua de preferência Desse modo, existem sites exclusivos para trabalhos de freelancers que podem ser uma porta de entrada para a sua nova profissão.

9 – Faça trabalhos voluntários

O trabalho voluntário pode ser uma ótima estratégia para fortalecer seu currículo e ganhar experiência. Você pode encontrar várias oportunidades na internet, inclusive em páginas internacionais. Em conclusão, é uma maneira de fortalecer seu aprendizado da língua e criar novas relações profissionais, que podem ser bastante úteis no futuro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?