Emprego: 10 passos para o jovem entrar no mercado de trabalho

Confira algumas dicas parac onseguir o emprego almejado

Atualmente os jovens que estão a procura do primeiro emprego encontram diversos obstáculos, como a falta de experiência, além de dúvidas sobre a sua carreira, metas e objetivos. Começar a trabalhar é o início de uma jornada, portanto, é preciso se preparar para entrar no mercado de trabalho.

A desocupação na faixa etária dos 18 a 24 anos é bem maior do que a da população brasileira em geral. Cerca de 73 milhões de jovens no mundo estão desempregados. No Brasil 34% dos jovens brasileiros estão desempregados. Dessa maneira, a concorrência na procura de um emprego é enorme.

Felizmente, com algumas mudanças de atitude, foco e motivação, é possível entrar com uma certa tranquilidade no mercado de trabalho. Todavia é importante persistir e encontrar caminhos para a conquista de um emprego, que vai desde a formulação de seu currículo vitae até o momento da entrevista junto ao recrutador.

Como o jovem normalmente não possui muita experiência, é necessário encontrar formas de se destacar entre seus concorrentes, mostrar suas competências e habilidades. De fato, deve-se levar a sério a busca por um emprego e se dedicar com afinco à tarefa, com bastante esforço é possível entrar no mercado de trabalho.

1 – Se prepare para os desafios do mercado de trabalho

Independente da idade, o mercado de trabalho apresenta inúmeros desafios. É preciso se preparar para eles. Tenha em mente que as dificuldades são uma oportunidade para o seu crescimento pessoal e profissional. Aliás, a falta de experiência, de qualificação profissional, a competição, e as cobranças sobre seu desempenho são obstáculos a serem superados.

2 – Procure por uma boa formação profisisonal

O jovem deve procurar obter uma boa formação para facilitar sua entrada no mercado de trabalho e para construir uma carreira de sucesso. Ademais, a qualificação profissional abre inúmeras portas. Pode-se fazer uma faculdade, pós-graduação, cursos técnicos, assistir a palestras, workshops, entre outros.

3 – Faça um bom networking profissional

A princípio, a ampliação de sua rede de contatos auxilia o jovem na busca de um emprego, na troca de experiências com outros profissionais, e no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Pode-se utilizar as redes sociais para conhecer novas pessoas, ir a encontros e palestras relacionados à sua área de atuação.

4 – Desenvolva suas soft skills

Soft skills são habilidades relacionadas ao comportamento humano, como liderança, paciência, empatia, trabalho em equipe, flexibilidade, organização, criatividade, e muito mais. As empresas estão cobrando bastante este tipo de qualificação. Seu desenvolvimento não influencia apenas nas questões profissionais, mas também na vida pessoal do jovem.

5 – Fortaleça sua presença na internet

Atualmente as empresas na hora de contratar um profissional procuram por informações sobre ele na internet. Portanto, tome cuidado com o que publica nas redes sociais, e evite conteúdos ofensivos. Uma boa dica é criar um perfil profissional no Linkedin contando suas habilidades e qualificações.

6 – Aprenda constantemente

Para construir uma carreira de sucesso é imprescindível se atualizar em sua área de atuação constantemente. Não é preciso fazer cursos, embora seja uma boa ideia. Em síntese, pode-se ler livros sobre sua profissão, ver videoaulas relacionadas, enfim, buscar se qualificar de modo a poder oferecer suas habilidades para a empresa.

7 – Pesquise a empresa onde deseja trabalhar

Coloque no papel todas as empresas onde deseja trabalhar e faça uma pesquisa sobre elas. Você pode ir até o seu site, identificar quais são seus valores e visões, seu mercado consumidor e o que esperam dos colaboradores que atuam no dia a dia corporativo. Todavia, as redes sociais são um bom começo para encontrar informações relacionadas.

8 – Preencha seu currículo com cuidado

O currículo deve passar uma boa impressão ao recrutador. É o primeiro passo para a seleção profissional. Analogamente, deve-se produzi-lo pensando nas habilidades que a empresa quer, as suas necessidades. Mesmo sem ter experiência, é possível construir um documento com informações importantes. Valorize seus conhecimentos.

9 – Procure se conhecer melhor como profissional

O autoconhecimento é necessário para que se consiga um cargo, uma vaga, de acordo com o seu perfil. É preciso ter uma noção de seus pontos fortes e fracos. Dessa maneira, é possível encontrar meios para se aperfeiçoar e conquistar as habilidades necessárias para o emprego almejado.

10 – Tenha foco ao procurar emprego

O jovem a procura por um trabalho acaba por atirar para todo o lado. O indicado é que se tenha foco neste momento, buscar um cargo que tenha a ver com seu perfil profissional. Em conclusão, não se deve procurar por vagas que não tenham nada a ver com você, deve-se se especializar em sua área de interesse.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.