Portas fechadas – A chave está em suas mãos! – Parte 2

Veja qual é a chave que abre as portas do futuro para o seu negócio, e fique longe das estatísticas da falência. Confira!

Dividimos a série “Portas Fechadas” em 6 partes. Nesta segunda parte falaremos sobre os dados que o Sebrae aponta como base para fechamento das empresas.

Trouxemos dados de uma pesquisa do Sebrae sobre os motivos que levam as empresas à falência. Os dados da pesquisa estão corroborados com a descrição dos motivos apurados.

Abaixo listamos quais são e o que fazer para não entrar nessa estatística:

Planejamento estratégico

O SEBRAE aponta que a maioria das novas empresas são constituídas sem um planejamento prévio, ou seja, a atividade empresarial começa sem o devido direcionamento.

Cerca de 46% dos empreendedores, que participaram da pesquisa, não tem a correta visão em relação ao mercado de atuação, o diferencial do produto ou serviço oferecido, o perfil do público-alvo, localização, investimento necessário, entre outras informações que dificultam a projeção da empresa.

Plano de Ação

O Plano de Ação é o responsável por levantar esses dados, bem como, identificar e direcionar os esforços dos empreendedores.

É através dessa indispensável ferramenta que o empreendedor entenderá o contexto no qual quer inserir sua atividade, assim como a conjuntura econômica, qual o valor de investimento inicial (Capital de Giro).

Análise SWOT

E pela Matriz SWOT que saberá quais os pontos fortes e fracos, quais são as ameaças e oportunidades que afetam a empresa.

O planejamento é a base de qualquer ação, senão os esforços e recursos serão desperdiçados já que não há objetivos claros.

Afinal, como bem elaborado por Lewis Carroll (Alice no país das maravilhas), quando não se sabe onde vai, qualquer caminho serve.

Nas próximas partes dessa série falaremos mais sobre as sugestões para que a empresa não entre nas estatísticas da falência, baseadas nos dados levantados pela pesquisa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.