Erros comuns ao empreender

São erros comuns, porém muito perigosos para quem está começando a empreender.

Já ouvimos falar muito em planejamento para abrir um novo negócio, porém, algumas pessoas cometem alguns erros comuns ao empreender.

E isso acontece devido a falta do planejamento, por não terem um plano de negócios ou até mesmo não acompanhar os negócios como deveria, devido a falta deles. O que acaba ocasionando a falência de muitas empresas antes dos dois anos de vida.

Para que isso não aconteça com você, resolvemos escrever sobre esses erros comuns porém muito perigosos ao começar a empreender.

Alguns não acreditam que realmente é necessário todo esse planejamento no início, muitas vezes se tratando de pequenas empresas, mas saiba que é sim, essencial e importante ter esse planejamento para não perder o foco nos negócios.

Planejamento da empresa

O planejamento envolve toda a parte de objetivos e metas que o empreendedor deseja atingir com seu negócio. Sem um planejamento o negócio acaba sem direção, e para qualquer lugar que ele for está bom.

E a intenção não é essa certo? Quando montamos um negócio desejamos que ele tenha sucesso, e principalmente gere um retorno financeiro.

Para isso acontecer, suas intenções devem estar documentadas conforme a sequência de tempo que você deseja que elas se realizem, a pequeno, médio e longo prazo, e devem ser acompanhadas, para saber se o negócio está realmente rendendo o que espera.

Erros mais comuns ao empreender

  • Falta de capacitação

Para tudo que vamos realizar precisamos antes de tudo estudar e entender sobre aquilo que estamos desenvolvendo. Assim é também com o seu novo negócio.

Se o empreendedor não se capacitar e entender pelo menos o básico sobre como começar o negócio e como administrá-lo, as chances de cometer erros será enorme. Noções básicas de administração, gestão financeira, gestão de pessoas são algumas delas.

  • Desvalorizar o plano de negócios

Não saber a importância e não realizar um plano de negócios é um grande erro também, pois é muito importante colocar no papel, as ideias, as metas, objetivos e os passos de como deseja alcançá-lo.

Através do plano de negócios é possível fazer pesquisas de mercado, analisar a concorrência, definir as metas, avaliar custos entre outros.

  • Falta de coragem e ousadia

Para empreender não pode existir medo, o empreendedor precisa ser corajoso e estar preparado para encarar desafios e obstáculos ao longo do caminho.

Abrir uma empresa, e administrar um negócio não é uma tarefa fácil, para isso é preciso muita ousadia, pulso forte e coragem de arriscar.

Um bom empreendedor precisa estar sempre atento a oportunidades e pronto para tomar decisões importantes.

  • Não inovar e desistir facilmente

Assim como a tecnologia vem se inovando a cada dia, uma empresa precisa também se destacar, inovar e buscar novas soluções diariamente.

É preciso estar sempre analisando o que as pessoas estão mais precisando, e buscar soluções simples que elas possam utilizar, e para isso é preciso sempre estar inovando em produtos e serviços.

Outro fator que faz com que muitas empresas acabem falindo logo no início é a falta de coragem de arriscar, muitos empreendedores desistem logo no primeiro obstáculo. E a maioria por falta de planejamento.

Pois, quando um imprevisto surge fica sem saber como agir ou contornar aquela situação, por que não dedicou uma parte do tempo em construir seu plano de negócios e não pensou em alternativas de como reverter algum quadro negativo caso houvesse.

O que precisa ser lembrado ao abrir um negócio é que imprevistos acontecem, algo pode dar errado e é preciso estar preparado para enfrentar e consertar o que não está indo tão bem quanto o esperado.

E sua empresa, tem um bom planejamento elaborado?

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.