O empreendedorismo no mercado atual pode ser uma fonte de diversas oportunidades, visto que são muitas as possibilidades que a internet traz. Entretanto, a mesma internet que traz oportunidades também é uma fonte de muitos desafios.
Empreendedorismo: estratégias e oportunidades na era digital
A internet é um espaço muito acolhedor para as empresas, mas também é muito concorrido. Por isso, é fundamental que o empreendedor tenha um plano de gestão que corrobore a sua necessidade e a sua objetividade junto ao seu público-alvo.
Marketing digital e gestão holística
Sendo assim, é fundamental que o empreendedor conheça o seu cliente de forma aprofundada, fazendo a análise da persona; ao passo que direcione suas ações inbound marketing, considerando os seus objetivos em longo prazo. Todavia, o valor da marca não é oriundo apenas do marketing digital, é necessário amparar todos os fluxos que antecedem e que permeiam uma venda na era digital. Dessa forma, a gestão de estoque e logística deve ser corroborada para que o cliente não perca o seu tempo com muitas etapas de processos no fluxo de compra.
Acompanhe o processo de compra
Além disso, o processo de compra deve ser barrado caso o cliente não possa ser atendido por qualquer razão, como estoque e entrega. Sendo assim, todos esses fatores amparam o marketing digital. Uma vez que é necessário atrair o cliente, mas também é necessário fidelizá-lo. Todos os fluxos de uma empresa fazem parte desse processo. Por isso, o empreendedor que investe no processo holístico desde a sua entrada no mercado, eleva a sua chance de fidelização do cliente e valorização da sua marca.
A fidelização do cliente
Para fidelizar o público, ações podem ser feitas de forma simplificada, como cupons de desconto, programas de pontos por indicação etc. Além disso, é necessário que o empreendedor estude o mercado e saiba o que a concorrência está entregando ao seu público-alvo.
Dessa forma, a análise da persona se torna um fator holístico, amparando o próprio crescimento da empresa no mercado. Por isso, uma empresa que se prepara estrategicamente, independentemente de seu porte, pode ganhar valor por diversos pontos. Já que através das estratégias é possível entender a viabilidade de lançar um produto novo, reforçar um produto já existente ou criar um novo nicho.
Sendo assim, ferramentas como a matriz Swot e análise de Ansoff podem ser pontos relevantes, juntamente com ações de marketing digital, de modo que a gestão seja validada junto ao cliente, considerando a volatilidade de todos os fatores diretos e indiretos que permeiam uma empresa na era digital. Dessa forma, é possível transformar desafios em oportunidades, alcançado o seu diferencial competitivo, como o resultado da combinação de todas as estratégias na gestão do negócio.