Empreendedorismo: a economia atual e as estratégias empresariais
A economia atual impacta diretamente nas estratégias empresariais no empreendedorismo da era digital. Veja mais!
É fundamental que a gestão de uma empresa no cenário atual considere os fatores que implicam na economia. Visto que o fluxo de oferta e demanda impacta diretamente no planejamento estratégico de uma empresa.
Empreendedorismo: a economia atual e as estratégias empresariais
No cenário econômico atual, o fluxo de oferta e demanda é volátil, tal como os índices que permeiam a inflação e suas consequências. Por isso, é necessário que a gestão de uma empresa entenda o impacto da elevação da Selic no seu fluxo de oferta e demanda.
É necessário que uma empresa atraia o seu cliente e considere o seu público-alvo em todas as suas necessidades, uma vez que o seu poder aquisitivo é uma análise que deve ser considerada para o direcionamento do produto ao público-alvo.
Cenário economicamente instável
Sendo assim, o planejamento estratégico de uma empresa deve considerar a economia nacional, principalmente em uma situação delicada como uma crise financeira prolongada, tal como estamos vivenciando desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, considerando que já estamos no terceiro ano dentro de um cenário economicamente instável, considerando os anos de 2020, 2021 e o ano atual, 2022.
Por isso, essa instabilidade não pode ser negligenciada, ao passo que também essa situação pode ser vista como uma maneira de inovar e investir em fatores tecnológicos para que a empresa possa continuar atuando e vendendo por meio de um e-commerce.
A resiliência e a adaptabilidade como valores empresariais
Além disso, essa situação econômica delicada impacta no empreendedorismo por diversas vertentes. Pois é uma demonstração de como a resiliência e a adaptabilidade devem ser valores empresariais. Visto que muitas empresas que estavam resistentes à atuação Home Office, porém, foram obrigadas a se adaptarem de maneira rápida; o que pode ter tornando o seu fluxo financeiro instável,considerando um planejamento estratégico.
Sendo assim, em um planejamento estratégico empresarial é necessário considerar os fatores externos não controláveis. Visto que são muitos e impactam diretamente no resultado de uma marca.
Fatores econômicos modificam o fluxo de compra
Além disso, crises financeiras, como essa na qual ainda estamos vivendo, afetam diretamente o comportamento de compra do cliente. Sendo que alguns clientes modificaram seu fluxo de compra, pois perderam suas rendas; outros, resolveram priorizar outras situações dentro do seu planejamento financeiro, considerando que essa instabilidade pode impactar empresários e funcionários que, até então, poderiam se entender como financeiramente estáveis.
Por isso, uma análise estratégica deve ser multifatorial, de modo que a economia deve ser analisada e entendida pelo empresário, independentemente se essa análise for feita por empreendedores, já que a economia é um fator do cenário externo que deve ser considerado para o crescimento de uma marca.
Comentários estão fechados.