Coronavírus: robôs recebem diplomas no lugar de alunos nas Filipinas

A “ciberformatura” contou com a foto do rosto de cada aluno na tela de um tablet colocada na cabeça do robô

Uma escola nas Filipinas recorreu à tecnologia para realizar a festa de formatura dos estudantes do ensino médio e evitar aglomeração. A “ciberformatura” contou com a foto do rosto de cada aluno na tela de um tablet colocada na cabeça do robô.

A formatura ocorreu na última sexta-feira, dia 22, e celebrou a conclusão do curso para 179 jovens do Colégio Senador Renato “Compañero” Cayetano Memorial de Ciência e Tecnologia, em Taguig, na capital das Filipinas, Manila.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pelas redes sociais.

Colação de grau transmitida online

Aqui no Brasil, os alunos da Escola Politécnica de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tiveram a cerimônia da colação de grau transmitida de forma online. Foi a primeira vez em 227 anos que a instituição realizou o evento acadêmico online por conta da pandemia do novo coronavírus.

Embora a cerimônia não tenha ocorrido nos mesmos moldes da escola de Filipinas, os alunos conseguiram garantir uma foto de beca, que foi feita antes da pandemia. Ela seguiu todos os protocolos como juramento, cartazes, roupa especial e muita comemoração.

Já os estudantes de saúde tiveram suas colações de grau antecipadas após autorização do Ministério da Educação (MEC), como forma de enfrentamento à Covid-19.

No início de maio, foram formados mais de 1.200 novos profissionais da saúde. Foram 1.058 médicos, 150 enfermeiros, 23 farmacêuticos e 10 fisioterapeutas graduados antecipadamente e qualificados para atuar no combate ao vírus.

A portaria do Ministério da Educação autoriza a graduação antecipada de estudantes do curso de Medicina que tenham concluído 75% do internato e alunos de Enfermagem e Farmácia que tenham realizado a mesma porcentagem do ensino curricular obrigatório. A medida possui caráter emergencial e excepcional e deverá durar enquanto permanecer a situação de emergência na saúde pública.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.