No próximo domingo (30), milhões de brasileiros de todo o país irão às urnas para escolher o presidente que governará o Brasil pelos próximos quatro anos. Uma parcela do eleitorado também escolherá representantes estaduais. Nos dois casos, uma dica importante é procurar o seu local de votação com antecedência para evitar maiores problemas.
Abaixo, listamos três maneiras de realizar a consulta sem precisar sair de casa.
Passo a passo
Pelo site oficial
- Acesse a página oficial do Tribunal Superior Eleitoral ;
- Preencha os campos apresentados com as suas informações oficiais. Eles solicitarão CPF, título de eleitor, data de nascimento e também o nome completo da mãe.
- Na página seguinte, o site vai indicar qual é o seu endereço de votação.
O processo é simples e não exige mais do que cinco minutos do cidadão. Para as pessoas que já votaram no primeiro turno, basta voltar ao mesmo local. A não ser que questões específicas ocorram na sua cidade, os endereços das votações não mudam de um turno para outro. De toda forma, mesmo quem já foi votar no primeiro turno, pode conferir a informação novamente.
Pelo aplicativo e-título
- Entre no menu principal e clique em “Onde Votar”;
- O sistema vai gerar uma página com os dados sobre seção, zona e o endereço da votação;
- O cidadão também pode optar por clicar em um mapa disponível para saber como chegar ao local.
Pelo WhatsApp
O eleitor também pode consultar o local de votação através do WhatsApp. Basta acionar o sistema de Chatbot do TSE, que está disponível desde 2020. Envie um oi para o número +55 61 996371078. Basta seguir os passos que o sistema vai indicando. Neste caso, também será necessário apresentar dados como nome completo, título de eleitor ou mesmo o CPF.
Não votei no primeiro turno? Posso votar no domingo?
Sim. Mesmo que o eleitor não tenha votado no primeiro turno, ele poderá votar agora. Mesmo que ele não tenha justificado o voto inicial, ele pode votar no segundo turno. Na verdade, o TSE até recomenda que o cidadão que faltou na primeira votação, não se abstenha na segunda. Não há nenhum impedimento neste sentido.
O que preciso levar para votar?
Para votar, o cidadão precisa apenas levar consigo o título de eleitor e qualquer documento oficial com foto. Caso ele tenha perdido o título, é possível votar também com o sistema do e-titulo. Basta baixar o aplicativo gratuitamente e gerar o seu documento eletrônico. Não há nenhum tipo de cobrança extra.
De todo modo, é importante lembrar que o e-título só é válido para liberar o acesso a urna, caso o cidadão já tenha realizado o seu registro biométrico. Pessoas que estão sem foto no documento eletrônico, não poderão votar apenas com este aplicativo. Neste caso, será necessário levar consigo o título impresso.
Estima-se que mais de 156 milhões de pessoas estejam aptas a votar no próximo dia 30. Como teremos segundo turno nas eleições presidenciais, eleitores de todas as 27 unidades da federação deverão voltar às urnas.