Universidades se preparam para o retorno remoto das aulas

Após decisão do Ministério da Educação (MEC) que permitiu as universidades e institutos federais a substituição dos componentes curriculares presenciais pela realização de atividades remotas, muitas universidades começaram a se preparar para o retorno remoto das aulas.

Desse modo, instituições como a Universidade Federal da Bahia (UFBA) já fizeram rodar entre seus alunos de graduação e pós-graduação formulários com questionamentos socioeconômicos para saber as reais possibilidades dos alunos acompanharem as atividades remotas. Desse modo, entre as perguntas, há a sondagem quanto ao acesso à internet e à equipamentos como computadores e tablets, entre outros.

João Carlos Sales, reitor da universidade, já se prepara, desse modo, para indicar aos institutos e faculdades da UFBA quais serão as medidas a serem adotadas para continuidade das atividades remotamente, além do ajuste que o calendário semestral deve sofrer.

UFJF terá ensino remoto emergencial para pós-graduação

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) também se reuniu para tomar decisões nesse sentido.

Assim, foi aprovado ensino remoto emergencial para a pós-graduação da UFJF.

O grupo se reuniu para discutir proposta que permite a substituição de atividades relativas às disciplinas presenciais por tecnologias de informação, sendo aprovada por maioria.

Desse modo, desde que as atividades sejam indicadas pelas comissões e aprovadas pelo Consu o retorno remoto poderá acontecer. Contudo, a resolução final que aprova medida ainda será revisada antes da publicação no site da Consu.

Participaram da reunião representantes da Associação dos Professores de Ensino Superior (Apes), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf) e das pró-reitorias de Pós-graduação e Pesquisa e de Graduação. Nesse sentido, em breve, as aulas e atividades deverão ser retomadas para os cursos de pós-graduação lato e stricto sensu da instituição.

Gostou deste artigo? Deixe aqui o seu comentário.

Acompanhe mais notícias da área de educação aqui.
Veja também: Vestibular: Encerra na próxima quarta prazo para isenção de taxa da Unicamp.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.