Universidade Corporativa: O que é e como funciona

A Universidade Corporativa, também conhecida como Universidade Empresarial, é uma instituição criada e gerenciada por empresas do setor privado ou público. Ela oferece treinamento aos colaboradores vinculado às organizações por meio de cursos técnicos ou de nível superior. 

Nesse sentido, o objetivo é formar e qualificar pessoas para uma boa atuação em prol do desenvolvimento da empresa a curto e longo prazo. Na maioria das vezes os cursos oferecidos são a distância (EaD). Assim, os cursos são mais flexíveis e o EaD reduz significativamente os custos para a instituição.  

A principal diferença entre Universidade Corporativa e  Tradicional é a fonte de financiamento e o objetivo da qualificação. 

Na cooperativa, há uma forte vinculação com empresas e seus parceiros. Nesse sentido, o foco de seu processo é ampliar os interesses dos investidores, que esperam uma mão de obra qualificada  e em tempo ágil. Além disso, os custos também são diferentes. Promover este tipo de treinamento interno ajuda a preparar funcionários a baixo custo.

Como funcionam?

As Universidades Corporativas não oferecem cursos de graduação e pós graduação regulados pelo MEC, em nenhum grau. Assim, a qualificação se dá por meio de cursos livres, e o certificado de participação não é válido como um grau de formação profissional. Por isso, caso queria um diploma com aprovação do MEC,  ainda será necessário ingressar em uma universidade tradicional.

Geralmente, os cursos possuem curta duração e focam mais na prática do que na teoria. As aulas são ministradas durante o horário de trabalho do funcionário e faz parte de suas demandas como profissional. 

As plataformas de formação on-line estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas. De acordo com as pesquisas feitas na área, houve um aumento na incorporação dessa prática de cerca de 50% entre os anos de 2014 e 2018. Apesar de ser uma tendência recente aqui no Brasil, grandes multinacionais como Mc Donalds, por exemplo, já possuem esse tipo de treinamento há muitos anos.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para conferir cursos gratuitos.
Leia também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.