Cotas: Cotuca e Cotil vão reservar 70% das vagas para alunos de escolas públicas

A política de cotas passa a valer para o próximo processo seletivo, com ingresso no ano letivo de 2021.

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou, nesta terça-feira (2), a aplicação de cotas étnico-raciais e sociais nos processos de seleção dos dois colégios técnicos mantidos pela universidade – o Cotuca, de Campinas, e o Cotil, em Limeira (SP).

Serão reservadas 70% das vagas de cada curso para alunos que cursaram todo o ensino fundamental 2 em alguma escola pública. Deste número, 35% serão destinados a alunos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Com a aprovação, a política de cotas passa a valer para o próximo processo seletivo, com ingresso no ano letivo de 2021.

Cotuca e Cotil somam hoje 3,6 mil estudantes, sendo 2,1 mil e 1,5 mil respectivamente.

Saiba mais sobre o sistema de cotas

Mesmo adotado desde 2012 (Lei nº 12.711/2012) pelas universidades e órgãos públicos em seus processos seletivos, o sistema de cotas ainda é uma discussão polêmica no Brasil. Ele foi criado como uma iniciativa afirmativa e mais abrangente para diminuir a desigualdade sociais, educacionais e econômicas entre pessoas negras e brancos; e pessoas de baixa renda familiar.

Apesar da lei ser 2012, a política existe desde o início dos anos 2000, quando a Universidade de Brasília (UnB) decidiu fazer reserva de vagas para alguns candidatos em seu processo seletivo.

O sistema de cotas está dividido em cota social e racial. A primeira visa melhorar o acesso de grupos que são impactados negativamente no quesito social, como baixa renda familiar, estudantes de escola da rede pública e pessoas com deficiência.

Na cota racial, ela visa combater as desigualdades sociais advindas de um racismo histórico que privilegia pessoas de determinada cor em detrimento de outras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.