Saeb: escolas públicas podem acessar resultados preliminares a partir de domingo

Na última edição, o Saeb registrou a participação de 7,6 milhões de estudantes matriculados em 291 mil turmas em todos os sistemas de ensino das cinco regiões do Brasil

Representantes das mais de 70 mil escolas públicas participantes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019 podem acessar os resultados preliminares a partir do próximo domingo, 31 de maio. A informação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

O sistema só pode ser acesso pelo representante legal de cada unidade escolar, e o prazo para apresentação de recursos vai até o dia 15 de junho. Para visualizar os resultados, é preciso fazer um cadastro no sistema eletrônico da avaliação.

De acordo com a instituição, até a manhã desta sexta (29), 74% dos representantes das escolas públicas já estavam inscritos na plataforma. Quase todas as escolas do Distrito Federal, Alagoas e Sergipe já foram cadastradas.

Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Inep realizou uma parceria com interlocutores das secretarias de Educação dos estados e Distrito Federal para reforçar a disseminação de informações para os diretores das redes de ensino.

Participação de mais de 7 milhões de estudantes

Na última edição, o Saeb registrou a participação de 7,6 milhões de estudantes matriculados em 291 mil turmas em todos os sistemas de ensino das cinco regiões do Brasil. A aprendizagem dos estudantes é resultado das taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas por meio do Censo Escolar, e que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A divulgação dos resultados do Saeb e Ideb devem ocorrer no segundo semestre.

O que é o Saeb?

O Saeb permite avaliar a qualidade da educação oferecida no país, bem como fornece insumos para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento das políticas educacionais.

Neste mês, o MEC lançou a nova versão do Saeb. A prova será anual e aplicada para todos os anos e séries a partir do 2º ano do ensino fundamental. A ideia é trazer resultados com mais agilidade, informações mais precisas e por escola, para conseguir realizar intervenções pedagógicas em um espaço mais curto de tempo.

O novo Saeb traz o chamado Enem seriado. Nele, as provas dos alunos do ensino médio formarão uma nota a partir da pontuação adquirida em cada uma das três séries, que poderá ser utilizada para acesso ao ensino superior. Os estudantes que fizerem a prova da 1ª série em 2021 já estarão concorrendo a vagas nas universidades para quando concluírem o ensino médio, em 2023.

O Enem tradicional não deixará de existir. O Enem seriado é apenas mais uma porta de entrada ao ensino superior. O Enem tradicional continuará a ser aplicado normalmente, nas versões impressa e digital.

*Com informações do MEC e do Inep

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.