Rio de Janeiro divulga condições para volta das aulas presenciais na rede pública

As escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro devem seguir uma série de protocolos para a volta às aulas presenciais, prevista para este mês de fevereiro. Nesta sexta-feira (12), a Secretaria Municipal de Educação publicou resolução com especificações no Diário Oficial.

De acordo com o documento, as escolas deverão, entre outros pontos, respeitar o distanciamento de 1,5 metro entre as carteiras; manter as janelas ou portas abertas; adaptar bebedouros com torneira para enchimento de copos e garrafas; disponibilizar álcool 70º em gel e máscaras para eventual reposição.

Assim, as escolas devem se adaptar ao que é estabelecido no  Protocolo Sanitário de Prevenção à Covid-19 do Sistema Municipal de Ensino. Já o limite máximo de alunos por sala será de acordo com o que for determinado pela Secretaria Municipal de Saúde. Quando o risco de contágio pela covid-19 for muito alto, o máximo permitido é de 30% dos alunos.

Datas de retomada das aulas presenciais no Rio

A retomada das aulas presenciais no Rio será gradual. De acordo com o calendário estabelecido pela prefeitura, as aulas para a pré-escola e para o 1º e  2º anos do ensino fundamental deve retornar a partir do dia 24 de fevereiro.

As turmas do 3º ao 5º anos devem ter aulas presenciais no dia 17 de março. Por fim, na terceira e última fase, prevista para iniciar no dia 31 de março, retomam as atividades de forma presencial a creche, as turmas do 6º ao 8º ano, Educação de Jovens e Adultos e Classe Especial.

O retorno não é obrigatório para os alunos, de modo que aqueles que desejarem poderão continuar com o ensino remoto. Já os professores do grupo de risco da covid-19 não devem participar das atividades presenciais, atuarão apenas no ensino remoto.

As informações são da Agência Brasil.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário! 

Veja também Repasse de 73% da verba federal do Fundeb pode atrasar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.