Retomada do ensino presencial é adiada para 2021 no Acre

No Estado do Acre, as aulas presenciais de escolas públicas e privadas estão suspensas desde o dia 17 de março. Com o cenário de incertezas causado pela pandemia do Covid-19, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Acre (SEE) decidiu que as aulas presenciais só devem retornar em 2021.

No planejamento inicial da SEE, as aulas presenciais seriam retomadas ainda em setembro deste ano e o ano letivo seria finalizado em fevereiro de 2021. Nesse sentido, houve até a realização de enquetes que objetivavam saber a opinião de professores, alunos e pais e responsáveis sobre o possível retorno.

Contudo, em Fórum Estadual de Educação que ocorreu na tarde da última segunda-feira (3), com a participação de gestores de escolas e outras instituições, foi estabelecido novo planejamento para o ano letivo.

Desse modo, o secretário de Educação do Estado, Mauro Sérgio, explicou a mudança no planejamento. Segundo o secretário, o planejamento inicial para a retomada das aulas levava em consideração o fato das equipes considerarem que a pandemia teria perdido força no Acre até setembro. Porém, o número de casos com pessoas doentes por coronavírus ainda está em crescimento.

Por esse motivo, no atual momento, o retorno do ensino presencial é inviável para as escolas do Acre.

Nesse sentido, a Secretaria pretende ampliar e melhorar a presença das atividades a distância, que foram adotadas logo após a suspensão das aulas presenciais.

Após decisão por não retomar o ensino presencial, a SEE deve contratar servidores para dar suporte no reforço do ensino a distância. Além disso, a Secretaria pretende fornecer acesso à internet aos professores e alunos que ainda não possuam.

Os gestores esperam um momento mais adequado para o retorno do ensino presencial, no qual o cenário de pandemia esteja sob controle. Com isso, o reinício do ano letivo ainda em 2020 foi descartado e deverá ocorrer apenas no início de 2021.

As informações são do G1.

Para mais notícias relacionadas ao Ministério da Educação, clique aqui.
Veja também: MEC divulga protocolo para o retorno às aulas presenciais.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.