Quem foi Darcy Ribeiro na Educação?

Conheça as curiosidades sobre essa figura pública que deixou um grande legado para a área

“Se nossos governantes não fizerem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construírem presídios”. Você já leu essa frase em algum lugar? Sabe quem disse ela?

A frase é de Darcy Ribeiro, antropólogo, escritor, político e educador brasileiro que deixou grandes contribuições para a área no país. Ele também dedicou grande parte de sua carreira para estudar a cultura indígena, trabalhando no Serviço de Proteção ao Índio.

Em 1960, Ribeiro foi ministro da Casa Civil e Educação no governo de João Goulart. E, na década de 1980, com o fim da ditadura militar brasileira, o educador entrou para a política defendendo a bandeira da educação pública e de qualidade.

Conheça mais curiosidades sobre essa figura pública:

  • Darcy participou da fundação da Universidade de Brasília (UnB), e foi também o primeiro reitor. Em 1995, ele recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UnB, no Teatro de Arena. Nessa mesma ocasião, o campus foi rebatizado com o nome do antropólogo, que morreu dois anos depois.
  • Além da UnB, Darcy foi responsável pela reformulação de várias universidades da América Latina e pela criação de iniciativas voltadas à educação básica. Ele também é autor da famosa frase compartilhada nas redes sociais: “A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”.
  • Outro legado que Darcy deixou para a educação foi a sua participação na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB, sancionada em dezembro de 1996, e que possui relevância nas medidas que ampliaram o ensino no Brasil.
  • Os Centros Integrados de Educação Pública, conhecidos como CIEPS, também foram concebidos por Darcy, que representava o ponto mais expressivo de sua crença que o ensino básico deveria também ser direcionado para os segmentos historicamente marginalizados.

Você conhece mais algum legado que o educador deixou para o país? Participe deixando seu comentário abaixo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.