Professora transforma seu carro em uma sala de aula móvel para ajudar alunos

Essa foi a saída que ela encontrou para se adaptar à nova modalidade de ensino, no qual muitos estudantes não têm acesso à internet

Nay é o nome da professora mexicana que decidiu transformar seu automóvel em uma ‘sala de aula móvel’ para ajudar seus alunos que não têm acesso à internet a continuarem seus estudos. Essa foi a saída que ela encontrou para se adaptar à nova modalidade de ensino on-line, no qual muitos estudantes não têm um local adequado de estudo, acesso à tecnologia e equipamentos eletrônicos.

Para transformar o veículo em um novo espaço, a professora colocou duas cadeiras e uma escrivaninha na caçamba da caminhonete. Assim, ela consegue visitar seus alunos de casa em casa para apresentar e explicar o conteúdo escolar.

A imagem da professora ensinando uma de suas alunas em uma sala de aula móvel, com a qual ela anda pelas ruas de Apaseo el Grande, em Guanajuato, no México, viralizou principalmente no Twitter.

Mesmo saindo de casa, a professora segue todas as orientações para evitar o contágio, esterilizando tudo com álcool, utilizando sempre máscara e atendendo um aluno por vez.

Outros exemplos

Na Argentina, a professora Miriam Mabel Lera decidiu usar a rádio comunitária de sua cidade, a pequena Diaguita-Calchiquí de Amaicha del Valle, área rural ao sul do país, para continuar ensinando os alunos que não têm acesso à internet.

Miriam dá aula para crianças do segundo ano da Escola Intercultural Bilíngue nº 10. Após as aulas presenciais terem sido canceladas por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a professora viu que a realidade de muitos dos seus estudantes se encaixava na de mais de 3 bilhões de pessoas sem acesso à internet no mundo.

Ela não queria utilizar o aplicativo WhatsApp, por exemplo, porque diz conhecer as famílias e as condições em que vivem grande parte de seus alunos. “Não foi fácil para mim fazer aula em vídeo para eles baixarem, sei que eles não têm telefone celular”.

Foi então que Miriam resolveu utilizar a rádio comunitária da região para que o conteúdo chegasse a todos os alunos. “Eu disse ao chefe da comunidade que gostaria de ensinar através da rádio, que tem a maioria. Notifiquei os pais e começamos os primeiros dias de abril e felizmente deu tudo certo. Falo com as crianças e as famílias como se estivessem olhando para mim, também dou a elas brincadeiras com a música que eles gostam”, disse a professora.

Agora, os 38 alunos de Miriam têm acesso às atividades escolares e materiais de forma fácil e eficaz.

*Com informações do Conti Outra e UPSOCL

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