Professor: Veja truques para chamar a atenção do aluno

Um dos maiores desafios que os professores enfrentam é conseguir e manter a atenção dos alunos. O ensino eficaz requer essa habilidade, mas leva tempo e prática para aprender.

Seja você um professor apenas começando ou que já ensine há décadas, as técnicas de chamar a atenção podem ser um acréscimo útil à sala de aula.

Conheça no decorrer do artigo estratégias para atrair o foco dos estudantes para a sua aula.

Dicas para obter e manter a atenção

Sempre pratique sinais de atenção. Explique claramente como os alunos devem responder a cada um e permita muitas oportunidades de experimentá-los, então descubra quais eles mais gostam e fique com eles.

 Além disso, o professor deve praticar estratégias não-verbais com seus alunos para que eles aprendam a prestar atenção também às dicas visuais.

Deixe seus alunos se divertirem com isso. Diga essas dicas de maneiras tolas e deixe seus alunos fazerem o mesmo. Saiba que eles ficarão loucos quando começarem a tocar guitarra ou gritar: “Todos congelem!”

 O objetivo desses sinais, a saber, é chamar a atenção deles, mas também tendem a ter o efeito adicional de aumentar a energia. Permita que os alunos se soltem momentaneamente quando você os atrai para a aula, contanto que eles ainda façam o que lhes é pedido.

Estratégias para manter o foco dos alunos:

  • Crie aulas práticas
  • Faça com que seus alunos se levantem e se mexam
  • Varie as estruturas e cenários de participação
  • Use recursos visuais com frequência
  • Limite a quantidade de tempo que você gasta falando
  • Ofereça oportunidades de aprendizagem cooperativa
  • Permita que seus alunos compartilhem regularmente o que pensam
  • Reproduza música, vídeos relevantes e outros suplementos auditivos sempre que possível

Esperar que os alunos fiquem sentados em silêncio e ouçam você por várias horas todos os dias não é justo. Se você descobrir que eles precisam desesperadamente se reorientar antes de você tentar envolvê-los em uma aula ou atividade, tente fazer uma pausa para que eles se mexam.

Frequentemente, é mais produtivo permitir que os alunos tenham algum tempo para serem selvagens do que tentar evitar que se sintam inquietos ou inquietos.

E então, curtiu as dicas sobre como atrair a atenção dos alunos? Tem algum outro truque que conhece? Compartilhe com a gente!

Leia também – Pós-pandemia: Como professores vão se adaptar ao EAD

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.