Plataforma online oferece apoio psicológico gratuito a educadores durante pandemia

Durante o período do surto de Covid-19, que levou o fechamento das escolas, os professores revelam aumento de problemas de ordem emocional.

Em uma pesquisa do Península, 67% dos 2.400 professore que participaram à pesquisa afirmaram ter problemas como ansiedade. Além disso, a maioria disse que as escolas não fornecem apoio nesse sentido. Cerca de 55% dos docentes declararam que gostariam de suporte psicológico no atual cenário.

A pesquisa mostrou ainda que 83% dos professores se sentem pouco ou nada preparados para o ensino remoto. Além disso, boa parte deles tem preocupação com a saúde mental.

Os sinais de adoecimento dos profissionais só aumentaram com as novas demandas do ensino. As mudanças abruptas causadas pela covid-19 afetaram, assim, a saúde daqueles que lidam com o ensino de crianças, jovens e adultos de todo o país.

Apoio psicológico em site

Assim, em inciativa da  Rede de Educadores em Luta, foi criada uma plataforma para conectar psicólogos com profissionais da educação. A Plataforma de Apoio Psicológico para Profissionais da Educação objetiva fornecer apoio na pandemia.

O lançamento ocorreu na última quinta-feira (27) e a gerência é de uma Equipe Clínico-Política, que se compõe de psicólogos e professores.

De acordo com texto da plataforma, os voluntários estão dispostos a atender de forma virtual, gratuita e pontual. Além disso, a iniciativa não restringe o apoio apenas aos professores. Mas inclui ainda auxiliares, coordenadores, orientadores e merendeiros das escolas.

A equipe, cuja maioria dos profissionais é da Rede, pode ser expandida por meio de inscrição na própria plataforma. Assim, é possível se cadastrar na aba “quero atender”. A estimativa da equipe é de atender cerca de 1.000 pessoas.

Para participar, basta se inscrever na plataforma. Quem procura apoio emocional tem os dados cruzados com os dos voluntários em busca de match. Além disso, podem participar profissionais de quaisquer regiões do país.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre educação.
Veja também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.