Pernambucano superdotado ganha intercâmbio para estudar inglês no Canadá

Davi vem de uma família com poucos recursos e estudava on-line por meio de um celular antigo e com a bateria "viciada"

Com apenas 12 anos, Davi Fernandes da Silva faz parte de um grupo seleto de pessoas que é popularmente conhecida como superdotada. Ele e mais 13.307 pessoas do país possuem altas habilidades.

Mesmo carregando essa característica, o garoto não tinha condições de arcar com os custos de um novo celular para acompanhar as aulas virtuais de casa, por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19). A história dele foi publicada pelo Diário de Pernambuco e comoveu muitas pessoas que resolveram fazer uma boa ação: ele não só ganhou um notebook para poder ter aulas on-line, como recebeu uma viagem de intercâmbio para estudar inglês no Canadá.

Como muitos estudantes afetados diretamente no país com a suspensão das aulas presenciais, Davi faz parte de uma família sem muitos recursos financeiros. Para estudar, ele utilizava um celular antigo, cuja bateria está “viciada” e precisava estar sempre ligada na tomada.

Cursando o nono ano em um tradicional colégio particular do Recife, ele ganhou a bolsa de estudo de 100%. Filho de uma mãe faxineira e de um pai técnico em química, a família viu a renda praticamente desaparecer por conda da pandemia. Ela está sobrevivendo com o auxílio emergencial do governo federal.

Solidariedade

Sem condições de estudar de forma correta e que garanta o seu sucesso na aprendizagem, a história de Davi ganhou as páginas de jornais e o coração de muitas pessoas que resolveram fazer doações de equipamentos e uma vaquinha on-line que, até o dia 22 de maio, já tinha arrecadado R$ 2 mil reais.

Depois de ganhar o notebook, o diretor-sócio da Dreams Intercâmbio, Gian Cintra, se sentiu comovido com a jornada do menino e ofereceu uma bolsa de estudos para ele estudar inglês no Canadá. Em entrevista ao Diário de Pernambuco, Gian contou que acredita que a educação é o principal meio para o progresso das pessoas. O curso contempla acomodação em casa de família e três refeições por dia.

O presente não inclui as passagens, mas a família tem se mobilizado por uma vaquinha on-line para conseguir arrecadar o valor necessário para custear os gastos.

Davi diz que, assim como ele, outras crianças com dificuldades para acompanhar as aulas remotamente deveriam ser ajudadas pelo governo por meio da liberação de aparelhos e internet para quem não tem acesso.

O menino afirma que vai aproveitar a viagem para aprimorar o inglês. Atualmente ele estuda a língua em um programa oferecido pela Universidade de Pernambuco (UPE), mas as aulas também estão suspensas diante do cenário de contaminação pela Covid-19. “E, mais para frente, quero fazer minha faculdade de engenharia, além de ter essa nova experiência com o intercâmbio.”

Um dos primeiros grandes sinais da excepcionalidade de Davi foi quando ele leu a Bíblia Sagrada, do Gênesis a Apocalipse, aos 5 anos. Quem quiser continuar ajudando Davi, pode entrar neste link.

Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.