Pela primeira vez, rede de ensino de São Paulo abre matrícula online

este ano, a rede estadual recebeu 2.388 transferências de estudantes oriundos da rede particular, contra 219 no ano de 2019

Com o crescimento de mais de dez vezes de alunos transferidos da rede particular para a estadual de São Paulo, a Secretaria Estadual da Educação abriu, pela primeira vez, a possibilidade de as matrículas serem feitas de maneira online. Neste ano, a rede estadual recebeu 2.388 transferências de estudantes oriundos da rede particular, contra 219 no ano de 2019.

O efeito foi causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que prejudicou a renda familiar de muitos pais que mantinham seus filhos na rede de ensino particular no estado.

A medida da secretaria tem o objetivo de evitar o deslocamento das famílias e formação de aglomerações nas escolas, e assim diminuir o risco de contaminação do coronavírus. Poderão manifestar interesse pela migração para a rede estadual os pais dos alunos com matrícula na rede privada ou vindo de outros estados.

A matrícula é para o letivo vigente. Para o ano de 2021, as matrículas ainda não estão abertas. Já as transferências entre redes públicas estão temporariamente suspensas e devem ser retomadas após o retorno das aulas presenciais.

Como efetuar a matrícula

Os pais devem acessar o site e preencher as informações solicitadas. Será necessário fazer upload dos documentos no mesmo endereço eletrônico. As informações serão verificadas e as matrículas validadas pelas próprias escolas.

Após divulgar a reabertura das escolas para julho, a secretaria recuou da decisão e afirmou que o retorno não tem data definida. O anúncio tinha sido feito por meio de informativo enviado à imprensa. Em novo comunicado, a pasta afirma que a voltas às aulas será gradual e regionalizada, e dependerá ainda de aprovação do Centro de Contingenciamento do coronavírus de São Paulo.

Desde o final de março, as aulas presenciais foram suspensas por conta da pandemia de Covid-19. No informativo enviado à imprensa, a secretaria afirmou que o retorno às aulas poderia ainda ser antecipadas no caso das creches e unidades de educação infantil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.