Princípios da educação da Finlândia que podem inspirar o Brasil

A educação da Finlândia é uma referência para o mundo. Seus altos índices no PISA (programa Internacional de Avaliação de Estudantes), o maior sistema de testagem da qualidade do ensino mundial, chama a atenção. Está entre os cinco melhores da lista faz 20 anos. Isso faz do país uma autoridade no ensino, sobretudo de crianças e jovens.

Como se não bastasse, o governo da Finlândia encabeçou um novo projeto educacional em 2016. Foi feita então uma reforma curricular adotada pela Agência Nacional Finlandesa para a Educação, estabelecendo novas abordagens para melhorar o ensino do país escandinavo ainda mais. As novas diretrizes basicamente são:

  • Aumentar a participação dos alunos
  • Elevar a significância da aprendizagem
  • Permitir que todos os alunos se sintam bem-sucedidos em seu aprendizado acadêmico e socioemocional
  • Autonomia para alunos estabelecerem metas
  • Autonomia para eles também resolverem problemas

Ou seja, temos acima um parâmetro muito discrepante do que vivenciamos no Brasil, tanto na educação pública quanto particular.

Trata-se de uma visão colaborativa da educação, na qual não é só o professor que dá “as cartas”. Os alunos participam ativamente de sua própria aprendizagem. Até nos lembra um pouco o método de Montessori, sobre o qual falamos nesse post aqui: Educação Montessoriana: Conheça o método e 3 pilares principais

Dito isso, elencaremos os princípios que podem inspirar a educação brasileira, principalmente em um momento que enxergamos necessidade de se reinventar.

Habilidades e competências para a ‘vida’

Um dos pilares da educação finlandesa que certamente faz toda a diferença é o incentivo ao desenvolvimento de habilidades que serão valiosas para a vida dos estudantes.

Na pedagogia, são conhecidas como competências transversais, que perpassam pela carreira acadêmica, transcendem para a vida profissional e pessoal. Ou seja, a escola e a universidade transformam o aluno em um indivíduo completo, autônomo e realizado. Ou pelo menos dá as ferramentas para que ele atinja isso.

Apoio do governo

Há interesse por parte do governo finlandês em manter a educação do país sempre em alto nível. Por isso são constantemente criadas fórmulas de incentivo para o ensino, da base à ponta, no nível superior.

Há desde apoios financeiros para implementar tecnologias, por exemplo, bem como remunerar seus professores justamente. Até a criação de programas para tratar de problemas estruturais de importância mundial.

Tecnologias e gamificação

Tecnologias e inovação estão presentes nas escolas da Finlândia desde os primeiros anos do ensino. Há uma abrangência nos artigos tecnológicos que favorecem a aprendizagem dos alunos em todas as disciplinas, assim como a interação entre os colegas, desenvolvimento de capacidades cognitivas e até emocionais.

A gamificação, por exemplo, é super adotada como um método de ensino diferenciado e agregador para todos os níveis da educação básica.

Já falamos aqui sobre o tema, conhece mais! Jogos na educação: Benefícios de aprender com gamificação

Outros pontos importantes

Também podemos citar outros pilares da educação da Finlândia:

  • Incentivo à leitura
  • Menor número de trabalhos para casa
  • Igualdade
  • Autoavaliação
  • Evolução individual
  • Programas de capacitação de professores
  • Políticas públicas
  • Aprendizagem multidisciplinar
  • Avaliação diversificada

E então, você acha que o método de educação da Finlândia poderia ser empregado por aqui algum dia?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.