Mudar de cidade para estudar: Pontos para pensar antes de tomar essa decisão

Prestou vestibular para uma faculdade longe de casa? Selecionamos quesitos importantes que precisam ser considerados

Muitos estudantes que se preparam para o vestibular têm dúvidas sobre qual instituição escolher. Algumas delas são em outras localidades e isso pode deixar essa decisão ainda mais difícil. Afinal, vale a pena mudar de cidade para estudar?

Bom, essa é uma questão bem particular. Cada estudante, com sua família, deve analisar a sua realidade e ver o que é melhor. Contudo, é recomendado que se faça isso bem antes da realização da prova.

Há candidatos que não refletem sobre o assunto antes, são aprovados no vestibular e no fim não fazem a matrícula por ser em uma cidade diferente.

Selecionamos alguns pontos importantes que precisam ser levados em conta na hora de pensar sobre mudar de cidade para fazer faculdade.

Carreira e faculdade certa

Sem dúvidas, um dos quesitos essenciais na hora de se decidir mudar de cidade para estudar é ter certeza sobre a carreira e a faculdade escolhidas por você.

Na hora da inscrição para o vestibular, é ideal já ter isso em mente. Pesquise bem sobre a instituição de ensino, como é a grade de aulas, os horários, suas certificações, opiniões de estudantes atuais e já formados.

Também não deixe de avaliar a carreira. O curso para o qual você prestou é o aquele que você quer realmente fazer? Mudar de cidade não é algo simples, então não é indicado fazer isso quando se está com dúvidas sobre a carreira.

Situação financeira

Pode ser o que mais influência na decisão dos estudantes que prestam vestibular para faculdade em outra cidade. Qualquer mudança demanda custos, às vezes, alguns que te pegam de surpresa.

A não ser que você tenha onde morar, como a casa de um familiar, por exemplo, será preciso encontrar um imóvel para alugar ou uma república. Em ambos os casos precisará de um investimento todos os meses.

O custo de vida também deve ser colocado na ponta do lápis, como contas básicas de luz, água e internet, transporte, alimentação, saúde, enfim. A vida de adulto irá bater em sua porta.

A dica é sentar à mesa com a família e definir se há a possibilidade de arcar com os custos de moradia para você estudar, se será preciso encontrar um emprego na futura cidade para você se manter, entre outros detalhes.

Dinâmica da nova cidade

Por fim, um ponto mais básico e fácil de ser resolvido. É bacana conhecer a dinâmica da cidade para a qual você poderá se mudar para estudar.

Geralmente é algo que é feito após ter certeza de que é o curso ideal e que há recursos financeiros para bancar essa empreitada.

Visite a cidade e faculdade, conheça a localização da instituição, das possíveis moradias, de estabelecimentos para alimentação, biblioteca. Saiba como funciona o sistema de transporte, opções de lazer, enfim, trace um panorama geral sobre o lugar.

E então, gostou das dicas? A dica é não fazer nenhuma escolha com pressa. Pense muito bem, pois a decisão vai influir em seu futuro!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.