MEC informa previsão de datas do SiSU 2021 do 1º semestre

O Ministério da Educação (MEC) já tem uma previsão para o período de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do primeiro semestre de 2021. De acordo com o diretor de políticas e programas de Educação Superior do MEC, Edimilson Costa, as datas previstas são de 6 a 9 de abril.

As datas foram sugeridas por ele em reunião virtual do Colégio de Pró-Reitores e Graduação das IFES (Cograd), pertencente à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). De acordo com Costa, a previsão do MEC para o resultado é dia 14 de abril e matrículas entre 14 e 19 do mesmo mês. 

No entanto, as datas não tiveram a confirmação de Milton Ribeiro, chefe da pasta, e do secretário de Ensino Superior, Wagner Villas Boas. 

Conforme já informado pelo MEC, o SiSU do primeiro semestre de 2021 irá usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Por isso, a seleção só poderá acontecer em abril já que as notas do Enem 2020 só ficarão disponíveis no dia 29 de março. Para a Andifes, o ideal é que o SiSU 2021 ocorra no máximo até o final de abril para que as universidades que ainda não concluíram o ano letivo de 2020 não se prejudiquem.

O que é o SiSU

O SiSU é um sistema informatizado do Ministério de Educação (MEC), cujo objetivo é facilitar o acesso dos estudantes a instituições públicas de ensino superior. Desse modo, as instituições oferecem as vagas e os candidatos com melhor colocação garantem as vagas nos cursos escolhidos. As vagas são distribuídas de acordo com o estabelecido pela Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e em consonância com a política de ações afirmativas das instituições. O candidato pode escolher até dois cursos, de acordo com a universidade, o município e o turno.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também Repasse de 73% da verba federal do Fundeb pode atrasar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.