MEC amplia prazo para convocação da Lista de Espera do Fies 2021/1

Nesta sexta-feira, dia 19 de março, o Ministério da Educação (MEC) publicou edital que prorroga até o dia 14 de abril o prazo limite para a convocação da lista de espera da 1ª edição de 2021 do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

De acordo com o MEC, os candidatos inscritos na 1ª edição do Fies que não foram pré-selecionados na chamada única são incluídos de maneira automática na lista de espera. Assim, por ordem de classificação, há a convocação dos candidatos da lista de espera para possíveis vagas que retornem ao sistema porque não foram preenchidas. Nesse sentido, os candidatos devem acompanhar diariamente a pré-seleção da lista de espera por meio do site do Fies.

O candidato que for pré-selecionado na lista de espera terá até três dias úteis para complementar as informações também por meio da página do Fies. Após completar a inscrição no site do programa, no prazo de cinco dias úteis, os candidatos pré-selecionados deverão procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual se inscreveu para entrega da documentação que comprove os dados fornecidos no ato da inscrição. A validação só se dá mediante apresentação da documentação. Posteriormente, é preciso ir ao banco para fechamento de contrato em até 10 dias.

Sobre o Fies

Fies é um programa de financiamento estudantil do MEC, que visa facilitar o ingresso de estudantes em cursos do ensino superior em instituições da rede privada. Desse modo, o programa conta com duas categorias. A primeira delas tem vagas com juro zero para os aqueles que têm renda mensal familiar de um a três salários mínimos. Já a P-Fies, segunda categoria, conta com juros variáveis e visa atender a estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

De acordo com o MEC, a oferta do Fies em 2021 será de 93 mil vagas. Assim, a pasta está disponibilizando cerca de R$ 500 milhões para as bolsas de financiamento estudantil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia UFES divulga o número de vagas para a 1ª edição do Sisu 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.