Marca texto nos estudos: O jeito certo de grifar os conteúdos

Usa-se bastante essas canetas coloridas para grifar partes que são importantes ao ler um texto. Saiba como aproveitá-las bem

As canetas “marca texto” já são antigas aliadas dos estudantes. Seja em alguma das fases do ensino, do fundamental ao superior, ou então para atingir alguma meta, como concursos públicos, vestibulares ou o ENEM, por exemplo.

Usa-se bastante essas canetas coloridas para grifar partes que são importantes ao ler um texto. No entanto, há quem exagere ou não saiba usar corretamente a ferramenta.

E se o marca texto surgiu para ajudar, é preciso aprender a retirar o que ele tem de bom, não é mesmo?

Por isso resolvemos trazer aqui dicas para você usar o marca texto do jeito certo para aprender melhor e conquistar seus objetivos.

Não saia “marcando tudo” o que lê

Controlar o impulso de marcar tudo que é texto em seus materiais de estudo é a primeira sugestão para usar a caneta corretamente. Principalmente se for logo na primeira leitura.

Quando se está no início dos estudos, é comum não saber ainda o que é, de fato, importante para a sua meta de aprendizagem.

Para concursos, por exemplo, é preciso conhecer primeiramente qual será a banca organizadora para ter uma ideia do que pode cair ou não. Isso você irá saber respondendo questões.

Não marque fatos que você já saiba bem

Essa é uma dica para você não cometer um erro bem comum de estudantes que usam o marca texto. Há tanta empolgação no uso dessa ferramenta, que às vezes até conteúdos bem “manjados” são marcados.

Isso não é eficiente em seus estudos, pois você vai deixar o texto com marcações em excesso e que não farão diferença no final da aprendizagem. Afinal, muito do que está colorido você já sabia. E o intuito da marca texto é destacar o que você ainda NÃO sabe muito bem, ok?

Lembre-se: quando você acha que tudo é importante para ser marcado, acaba anulando o seu estudo com a caneta. É a mesma coisa que você estiver estudando sem usar essa estratégia. Não fará muito sentido =S

Marca texto para detalhes

Use a caneta marca texto da cor de sua preferência para destacar palavras-chave ou pequenas frases que sejam gatilhos mentais para seu estudo e sua memorização. Ou seja, são termos – palavras e dados sãos os mais indicados – que vão fazer você bater o olho e lembrar do que se trata.

Para isso serve a marca texto: colorir os detalhes importantes para beneficiar o seu aprendizado.

No caso de concursos, é válido marcar números e nomes de leis ou artigos, por exemplo. No estudo de matérias de exatas, marque fórmulas. Em história, é bacana colorir datas ou nomes de eventos históricos. E por aí vai.

Essas são as principais dicas para você usar e abusar da marca texto, mas de forma consciente!

Leia também: Para lembrar de tudo: Como fazer um bom resumo para estudar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.