Literatura: conheça a biblioteca escolar virtual criada por professores do Amazonas

Pelo WhatsApp, estudantes recebem material literário como incentivo à leitura

Enquanto muitas pessoas utilizam o WhatsApp para disseminar fake news, um grupo de professores da rede estadual do Amazonas decidiu utilizar a ferramenta de forma benéfica para a educação: obras literárias são levadas às crianças para elas desenvolverem o gosto pela leitura.

O projeto chamado Biblioteca Escolar Virtual tem o propósito de aproximar os alunos do 1º ao 5º ano de livros infantis e infanto-juvenil. O grupo de professores atuam na área de Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 1, que envolve escolas das zonas sul e centro-sul de Manaus.

Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os educadores queriam incentivar os estudantes à leitura de obras literárias para que o acesso não ficasse restrito apenas a livros didáticos.

Como o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado pelos pais (muitos não possuem redes sociais), os conteúdos são enviados nos grupos e acessados depois pelos estudantes.

A coordenadora adjunta dos anos iniciais da CDE1, Sandra Regina Vieira, explica que é importante reforçar o trabalho com a leitura. “Muitos desses alunos têm esse suporte apenas dentro da escola e quanto mais perto ficarmos, melhor será para eles mesmos. Os trabalhos são divertidos, nada extensos, com leituras curtas para prender e chamar a atenção deles”, diz.

O projeto foi iniciado nesta quarta-feira (03) e será realizado também às segundas e sextas-feiras. Pela manhã, os responsáveis pelos estudantes dos 1º, 2º e 3º anos irão receber o conteúdo dos livros para lerem, bem como vídeos e áudios das professoras narrando as histórias e questionando sobre o conteúdo do livro trabalhado. No período da tarde, será a vez dos alunos dos 4º e 5º anos.

No total, o projeto deve alcançar 4.057 estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.

*Com informações do portal da Consed

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.