Governo de SP deve contratar até 10 mil professores para a retomada das aulas presenciais

Nesta terça-feira (5), o governo de SP publicou edital no Diário Oficial para a convocação os profissionais para as vagas da categoria O em meio à pandemia da covid-19. Assim, o governo Doria (PSDB) oficializou a contratação de docentes para a retomar as aulas presenciais a partir do dia 1º de fevereiro.

De acordo com o item 3 do edital, não podem se candidatar pessoas que compõem os grupos de risco da covid-19. Desse modo, os professores com 60 anos ou mais, gestantes ou portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão ou “outras afecções que deprimam o sistema imunológico” estão excluídos da seleção.

O contrato é exclusivamente para o ensino presencial, sem possibilidade de trabalho por meio do ensino remoto. Para se candidatar, é necessário ter licenciatura, bacharelado ou cursos tecnológicos nas áreas de atuação. Não há um número estabelecido de quantos profissionais serão contratados. No entanto, em entrevista ao UOL, Rossieli Soares, secretário estadual de Educação, informou que há uma estimativa de 7 a 10 mil contratações:

“A estimativa é de 7 [mil] a 10 mil professores nesse processo. Em uma rede de 190 mil, é pouco. A estimativa é minha porque vou contratar a mais para termos mais projetos”, disse ele.

De acordo com ele, a contratação será superior à demanda para implementar projetos para o acompanhamento dos alunos durante a retomada das aulas presenciais.

Soares anunciou no início desta semana a retomada obrigatória das aulas a partir do dia 1º de fevereiro. No entanto, a decisão depende do Conselho Estadual, que deve se reunir para debater o assunto no dia 13 deste mês.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda MEC abrirá 93 mil vagas para o Fies 2021.

Veja Corte no MEC pode afetar educação básica em R$ 1 bilhão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.