Gêneros textuais: Como escrever e-mails corretamente

E-mails estão entre as formas mais usadas para se comunicar atualmente. Saiba como elaborá-los

E-mails já são bastante conhecidos e utilizados. Mas quando se trata da sua estrutura textual, pouca gente sabe qual é a maneira correta, as regras e demais detalhes. Pode parecer bobagem, mas há uma importância enorme em saber como elaborar bons e-mails.

Vale saber que hoje eles se enquadram como um dos gêneros textuais, algo que pode ser pedido em provas de concursos públicos, vestibulares ou no ENEM.

Além disso, a escrita de e-mails de forma certa é essencial para quem almeja crescer na vida profissional. Muitas empresas pedem em seus processos seletivos que os candidatos mostrem conhecimentos de informática e escrita. Quem não estiver em dia com esses conteúdos certamente fica para trás.

 Elaboramos um guia prático para que você entenda como escrever e-mails.

1 – Texto curto

E-mails são meios para uma comunicação rápida e precisa. Por isso, pedem textos curtos, diretos e sem muitos detalhamentos na maioria das vezes. Claro que há exceções, mas de modo geral, em um ambiente de trabalho, por exemplo, os e-mails não possuem “textões”.

Escrever pouco em um e-mail ajuda a se comunicar de forma efetiva, sem dar chance para duplas interpretações e maus entendidos.

Lembrando que o tipo de texto utilizado em e-mails é o dissertativo.

2 – Um assunto só

Para cada e-mail, um assunto. Essa também é outra regra na escrita desse tipo de conteúdo.

Não é adequado escrever sobre vários temas em um só e-mail, pois vai gerar um material desorganizado, sem foco e que prejudicará a funcionalidade desse estilo de comunicação.

O seu destinatário terá dificuldades em entender, organizar sua caixa de mensagens, de cumprir prazos, se houver, etc.

Lembre-se de escrever o título para esse e-mail na caixa “assunto”, colocando uma palavra-chave que realmente tenha a ver com o que está escrito no corpo dessa mensagem.

3 – Clareza dos e-mails

É primordial que seus e-mails sejam escritos de maneira clara, com a gramática correta, vírgulas no lugar certo e sem gírias ou muitas abreviações.

Além disso, evite repetições de significados nessa mensagem. Por exemplo: Você pode checar se você consegue ver se há folhas sulfite?

Erros de formatação e de digitação também podem colocar seu e-mail em um nível lá abaixo do esperado para a comunicação efetiva.

Para não haver erros assim de clareza, faça uma boa revisão em seu e-mail antes de enviar.

E então, que tal treinar a escrita de e-mails para se dar bem no dia a dia de trabalho e em provas que peçam esse gênero textual?

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