Fies: Saiba como renegociar o financiamento estudantil

O Ministério da Educação prorrogou o prazo de renegociação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) por meio de resolução publicada no Diário Oficial da União. De acordo com a Agência Brasil, a decisão foi do Comitê Gestor do Fies, que estendeu o prazo para adesão ao Programa Especial de Regularização do Fies até o dia 31 de janeiro. Desse modo, os estudantes poderão entrar com um pedido para renegociar as dívidas do financiamento.

Como renegociar o Fies?

Conforme a resolução, podem participar da renegociação estudantes que tenham contratos firmados até o segundo semestre de 2017, com débitos vencidos e não pagos até 10 de julho de 2020. Além disso, para renegociar a dívida, os contratos não podem ser objetos de ação judicial. 

Assim, os alunos que se encaixam nessas especificações podem renegociar a dívida com desconto de juros. Veja as opções de parcelamento: 

  • 4 parcelas semestrais, até 31 de dezembro de 2022,
  • 24 parcelas mensais, com redução de 60% dos encargos e pagamento a partir de 31 de março de 2021.

Com o novo prazo, os parcelamentos feitos em 145 parcelas mensais terão redução de 40%, enquanto os feitos em 175 parcelas mensais terão redução de 25%, com início dos pagamentos a partir deste mês. No entanto, a opção de pagamento da liquidação em parcela única, com redução de 100% dos encargos moratórios, não teve prorrogação.

Desse modo, os estudantes interessados devem solicitar a renegociação com o Banco do Brasil ou na Caixa. A renegociação deve ser feita por meio dos canais disponibilizados pelos agentes financeiros. Na Caixa, o aluno deve enviar a solicitação por meio do portal SIFES-Webr. Já no Banco do Brasil, o estudante pode renegociar o financiamento em agências ou ainda por meio do aplicativo do banco. No aplicativo, é preciso acessar a opção Soluções de Dívidas, Renegociação ‘Fies e seguir até assinar o termo. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também Vestibular: Saiba como usar a nota do Enem em universidades do exterior.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.