Aprenda a se concentrar nos estudos por mais tempo

Manter a concentração nos estudos por um tempo maior é o principal desafio de muitos estudantes. Nem sempre é fácil manter o ritmo e a dedicação aos estudos, principalmente porque essa é uma atividade que exige a atenção total da pessoa para que seja satisfatória. Além disso, o cérebro tem mais dificuldade em focar na leitura de um texto, por exemplo, do que em uma partida de jogo on-line.

Desse modo, é preciso ter cuidado redobrado para não perder a concentração no momento de estudos. Pensando nisso, apresentamos abaixo cinco dicas de como aumentar o foco nos estudos e, desse modo, melhorar a qualidade e os resultados. Veja abaixo.

1. Faça anotações durante a leitura de textos

Em primeiro lugar, apresentamos uma dica fundamental. Para aumentar a concentração durante a leitura de textos, principalmente se forem sobre assuntos desconhecidos, faça anotações. Se possível, escreva à mão. Faça resumos, esquemas, crie tópicos. Tudo isso irá ajudar a manter o foco na leitura e ainda facilitará a compreensão do tema.

2. Evite interferências

Outro ponto crucial para manter o foco é evitar as interferências. Se possível, converse com seus familiares para que não o interrompam no momento de estudos. Além disso, evite usar o celular ou estudar em ambientes com televisores ligados ou outros aparelhos que emitam sons, imagens e notificações que chamem a sua atenção.

3. Crie mapas mentais

Uma boa estratégia para melhorar a qualidade dos estudos é a criação de mapas mentais. O uso do  mapa mental favorece a memória e a absorção de conteúdos de modo simples e objetivo. Esse método consiste em estabelecer a ideia central de um assunto e a partir daí criar ramificações com ideias secundárias. Veja aqui como criar um mapa mental.

4. Organize seu local de estudos

Apesar de para muitos não parecer importante, ter um ambiente de estudos bem organizado interfere muito na concentração. A bagunça ou a necessidade de se levantar para buscar algum objeto pode distrair a sua atenção. Desse modo, se organize antes de começar a estudar e deixe ao alcance das mãos canetas, livros, apostilas, computador, tudo o que precisar para os estudos.

5. Faça revisões periódicas

Por fim, lembre-se de revisar de forma recorrente. O fato de ver um assunto apenas uma vez dificulta o aprendizado devido à curva do esquecimento. Assim, perder o contato com o tema pode afetar a sua concentração quando precisar aplicar os conhecimentos. Por isso, faça revisões sempre e não deixe de rever e praticar os assuntos.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.