Estratégias para a inclusão de alunos com deficiências múltiplas

Professores e demais profissionais devem criar um planejamento para receber esses estudantes da melhor forma possível

Alunos com deficiências múltiplas precisam ser assistidos de uma forma bem ampla nas escolas. Além da inclusão na sala de aula propriamente dita, eles devem ser auxiliados em outros aspectos.

De acordo com especialistas em educação especial, a intervenção precoce se faz necessária assim que a criança entra na escola. Deve haver, por exemplo, envolvimento dos profissionais adequados, ou seja, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, etc. Ou seja, não somente dos professores.

A integração entre seus pares é importante para auxiliá-los no desenvolvimento social. Inúmeras pesquisas indicam que, quando esses alunos frequentam a escola e participam das mesmas atividades que seus colegas, as habilidades sociais se desenvolvem e, além disso, se aprimoram.

Principais pontos para incluir, de fato, estudantes com deficiências múltiplas

A saber, deficiências múltiplas se caracterizam pela associação de duas ou mais deficiências (visual, auditiva, física e / ou mental).

Entenda as medidas ideais para receber esses alunos com total inclusão:

  1. Reuniões regulares entre a equipe pode ajudar a atar nós sobre a educação inclusiva adotada na escola. Em outras palavras, deixa a comunicação e os resultados mais eficazes.
  2. A disposição física da sala de aula deverá acomodar totalmente esses alunos. Considerar equipamentos especiais e de tecnologia assistiva é essencial.
  3. Deve-se garantir também que toda a comunidade escolar demonstre respeito pelo aluno com deficiência múltipla. Aliás, essa se torna uma responsabilidade do professor e pode ser empregada com atividades contínuas que desenvolvam o respeito dos outros alunos da classe.
  4. Recomenda-se um Plano de Educação Individual cuidadosamente elaborado e ajustado regularmente para se manter sempre alinhado às necessidades de cada criança.
  5. Lembre-se de que essas crianças costumam ser totalmente dependentes de outras pessoas para a maioria / todas as suas necessidades diárias.
  6. As tecnologias assistivas podem ajudar esta criança e a equipe de suporte precisará decidir quais mais apropriadas.
  7. Deve-se ter cuidado com as expectativas que você tem desse aluno para garantir que a criança não fique frustrada ou então desmotivada.
  8. Mais importante ainda, essas crianças identificadas devem receber os mesmos direitos de todos os seus colegas. Qualquer ato discriminatório por parte dos educadores, profissionais e da instituição em si se torna passível de punição pela justiça brasileira.

Em 2017 o Senado aprovou a Lei nº 13.585 que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada desde então de 21 a 28 de agosto de cada ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.