Entenda a importância da pausa e do descanso durante os estudos

Durante os estudos é comum o desejo de estudar sem parar com a finalidade de encerrar mais rapidamente um assunto. Contudo, é comprovado que fazer pausas durante os estudos é imprescindível para obter um bom rendimento.

Não é à toa que métodos de estudo que intercalam minutos de estudo com minutos de descanso, como o Método Pomodoro, são sucesso entre muitos estudantes e são recomendados por especialistas.

Natalia Ortiz, consultora e especialista em rotina escolar, afirma que, “sem dúvidas”, as pausas são necessárias. Conforme a especialista, o cérebro não entrega o seu maior potencial durante o estudo com cargas horárias pesadas.

A importância de fazer pausas reside, então, principalmente na necessidade de evitar o cansaço e perda de concentração. Estes dois fatores são sensíveis para a redução nos rendimentos do aluno.

O estudo eficaz é o estudo qualitativo, não quantitativo. Desse modo, o estudante que realiza pausas durante o estudo para descansar o cérebro, aumenta sua eficácia. Para garantir o bom funcionamento do cérebro, o estudante precisa proporcionar a ele um período mínimo de pausa para a assimilação do conteúdo, evitando, assim, o desgaste mental.

É nesse mesmo sentido que diversas pesquisas afirmam que o período do sono é crucial para o aprendizado, pois durante o sono, o cérebro tem seu momento de descanso. Assim, conexões cerebrais são ativadas consolidando o conhecimento adquirido na memória.

A eficácia de realizar pausas durante o estudo, contudo, é observada quando há equilíbrio entre o tempo de estudo e o cumprimento adequado do tempo estabelecido para o intervalo. Nesse sentido, para que as pausas sejam realmente relevantes para os resultados obtidos, o estudante deve ter compromisso e atenção ao relógio para não ultrapassar os limites, criando apenas um tempo longo de ociosidade que o desconecte totalmente dos estudos.

E aí? Gostou deste texto? Então deixe seu comentário! Conte para nós como você organiza sua rotina de estudos.

Confira mais dicas de estudo aqui.

https://noticiasconcursos.com.br/educacao/a-importancia-de-praticar-atividade-fisica-para-os-estudos/

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.