Educação: O que significa PhD?

 

Ao entrar na graduação muitos estudantes nem imaginam que a carreira acadêmica possui diversas etapas. Assim, não é incomum que surjam dúvidas quantos aos diferentes níveis, principalmente para aqueles que seguem carreira de pesquisa na universidade;

Um desses níveis é o de PhD. É comum vermos profissionais renomados serem apresentados como PhD na sua área, no entanto, poucos sabem o que significa a sigla.

A sigla PhD vem da expressão Philosophy Doctor, que na sua tradução é “doutores em filosofia”. Apesar disso, o título não se refere apenas aos profissionais da área da filosofia. Antigamente, aqueles que finalizavam os estudos recebiam esse título.

O que é PhD

Atualmente, o PhD equivale ao doutorado, que é o mais alto título de formação acadêmica, mas não é a mesma coisa. Assim, sigla PhD geralmente é utilizada para se referir a programas de doutorado no exterior.

No Brasil, o doutorado tem duração de quatro anos e se volta para a pesquisa científica acadêmica. Já no exterior, os cursos dos programas de doutorado têm um perfil um pouco diferente. Desse modo, podem ter foco profissional ou acadêmico. 

Nesse sentido, o PhD é o curso de doutorado que se volta para o campo de pesquisa com uma abordagem teórica, com o objetivo de aprofundar o conhecimento em determinada área por meio da pesquisa. 

Assim, o curso de PhD costuma ter a duração de quatro anos, podendo levar até oito anos para sua conclusão. Além disso, para a conclusão dessa etapa de formação é preciso apresentar um trabalho final que passa pela avaliação de uma banca de especialistas. 

Por fim, é ainda exigência a atuação profissional independente, como um estágio de docência na área para cursos de graduação.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário.

Veja 5 livros de romance que vale a pena conhecer.
Leia também Dicas de estudo: Passo a passo para criar um plano de estudos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.