É possível fazer um bom curso técnico a distância?

Estudar em casa pode ter grandes vantagens, pois é possível planejar os seus horários, distribuir as demandas, e avaliar as opções. Com o avanço tecnológico, hoje já é possível ingressar em um curso técnico a distância.

Assim, os cursos EAD são uma opção de formação cada vez mais popular devido a sua flexibilidade. Nesse sentido, a procura por esse formato tem aumentado a cada ano.

O curso técnico tem a duração média de dois anos, e maioria das disciplinas são de base prática. Além disso, qualquer aluno que já tenha completado o Ensino Fundamental pode participar. Ele pode ingressar durante ou depois do Ensino Médio, mas é necessário ter  feito os três anos para receber o certificado.

Como funciona o curso técnico EaD?

O curso técnico EaD visa desenvolver as competências do aluno para que ele ingresse no mercado de trabalho com rapidez. Além disso, há também a parte teórica e as atividades em laboratórios.

Os alunos têm acesso ao conteúdo dos professores por meio de plataformas on-line, conhecidas como Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Através delas, há a disponibilização de aulas, vídeos, fóruns, materiais didáticos e discussões em tempo real. 

O fato da proposta das aulas serem a distância não elimina a possibilidade de haver encontros presenciais. O professor pode solicitar uma aula presencial na frequência em que achar pertinente. Isso varia de acordo com a instituição, o profissional e de acordo com o estabelecido com a turma. 

A grande vantagem do estudo remoto é poder conciliar essa demanda com outra obrigações do dia a dia, como trabalho e família. Algumas aulas ficam gravadas em ambiente virtual e podem ser acessadas posteriormente caso não consiga acompanhar ao vivo. Além disso, o diploma disponibilizado possui a mesma validade que o de um curso tradicional.

Existem uma infinidade de opções de escolas técnicas espalhadas pelo país. Você pode conferir as melhores opções por meio do cadastro no sistema do Ministério da Educação (MEC).

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui conferir cursos on-line gratuitos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.